Skip to content

Prova de Vida INSS a Distância Começa em agosto!





A Prova de vida no INSS a distância é um projeto a ser implantado no INSS com o objetivo de agilizar o atendimento do segurado, proporcionando rapidez e segurança nas informações.

Atualmente a prova de vida, juntamente com a renovação de senha bancária dos beneficiários do INSS, é uma obrigação do segurado e deve ser realizada todos os anos.

O período em que o segurado deve comparecer a uma instituição financeira para realizar a prova de vida, varia de banco para banco.

Existem uns que usam como regra a data de nascimento do beneficiário, outros que utilizam a data de início do benefício e há aqueles bancos que convocam o beneficiário somente um mês antes de vencer o prazo da última prova de vida realizada.




Esta prova de vida é obrigatória para todos os segurados de benefícios do INSS que recebem por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético e quem não fizer esta prova de vida, poderá ter o benefício suspenso.

Assim, a prova de vida INSS Banco do Brasil ou qualquer outro banco, vai depender da forma como esta entidade programa e planeja a realização da prova de vida.

Portanto, a Prova de vida no INSS a distância ou prova de vida INSS online, é um projeto a ser implantado no INSS juntamente com mais de 100 procedimentos visando melhorar a vida do segurado. Para saber mais, continue conosco nessa leitura e acompanhe os tópicos abaixo: 


Teste de Prova de Vida INSS a Distância, entenda a decisão!

O INSS deve utilizar-se de tecnologia de ponta para implantar o projeto de Prova de vida no INSS a distância.




Ele tem anunciado a criação de novos processos digitais e com eles, os segurados poderão fazer pedidos de recurso, revisão e cópia de processos pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Até o final do ano, mais 100 processos serão feitos à distância, inclusive a prova de vida.

O INSS garante que, com essa modernização, diminuirão também as filas virtuais. Pois, segundo o diretor de atendimento do INSS, Clovis de Castro Junior, os servidores que antes faziam os atendimentos presenciais, poderão agora, migrar para a análise dos processos internamente.

Confira a entrevista no link a seguir: https://www.anasps.org.br/diretor-de-atendimento-do-inss-explica-novos-processos-digitais/.

Um exemplo de como essa nova forma de realizar este procedimento dentro do INSS vai ajudar muitos beneficiários, é a prova de vida INSS acima de 80 anos ou prova de vida para beneficiários com dificuldades de locomoção.

Eles não precisarão mais se dirigir a uma agência bancária. Em um futuro bem breve, esse atendimento será realizado virtualmente e à distância.

O INSS estuda utilizar a tecnologia de reconhecimento facial ou outras formas de verificação biométrica por meio de celular, computador ou tablet. Essa tecnologia ajudará na captura de pontos biométricos faciais.

Porém, o que temos de concreto para a implantação dessa nova tecnologia para a implantação da Prova de vida no INSS a distância, é que começaria no segundo semestre de 2019, pelas cidades com maior número de informações cadastradas de beneficiários. 

Como é Feita a Prova de Vida Atualmente?

Atualmente, os segurados que precisam fazer prova de vida junto ao INSS, devem realizar este procedimento nas agências bancárias onde recebem seu benefício, a cada 12 meses.

Este calendário de realização da prova de vida, é definido pelas instituições bancárias. Para isso, você deve comparecer a sua agência bancária, levando documentos de identificação de prova de vida INSS.

Documentos com foto, tais como, a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, ou outro documento que tenha uma foto de identificação.

Alguns bancos que já possuem sistemas de biometria. E estão usando essa tecnologia para realizar a comprovação de vida nos próprios terminais de autoatendimento.

Você pode estar se perguntando, a prova de vida INSS a partir de qual idade deve ser realizada? Não existe idade mínima nem idade máxima.

Se você recebe algum benefício do INSS, deve comparecer anualmente a sua agência bancária e fazer prova de vida, sob pena de suspensão do pagamento.

No Brasil, no ano de 2019, existem mais de 529 mil beneficiários com pagamentos suspensos por falta de realização de prova de vida.
Vale a pena ressaltar que, a realização e mudança na data da prova de vida INSS dependem exclusivamente do calendário de cada banco.

Essa data pode ser o aniversário do segurado, a data do aniversário do benefício ou simplesmente quando faltar trinta dias para completar um ano da realização da última prova de vida.

Prova de Vida INSS a Distância por Biometria, veja como funcionará

Para a realização da Prova de vida no INSS a distância, O INSS planeja utilizar os dados coletados através da biometria nas instituições bancárias e formar um banco de dados, para inclusive fazer reconhecimento facial.

Com essa nova modalidade, o segurado não precisará se dirigir nem a um posto do INSS ou a uma agência bancária para realizar a prova de vida.

Ele fará a prova de vida de sua residência ou outro local de sua escolha, através da utilização de um computador, celular ou tablet.

É a utilização da tecnologia a nosso favor! No entanto, este serviço deve ser agendado pelo site MEU INSS ou pelo número 135.

Quais as Regras Para a Prova de Vida? Entenda o Objetivo do Processo!

A prova de vida junto ao INSS é realizada anualmente em uma instituição financeira e serve para evitar fraudes no pagamento dos benefícios, como por exemplo o recebimento de valores, por pessoas que já morreram ou os chamados beneficiários fantasmas.

No caso da prova de vida INSS pessoa acamada, o beneficiário pode agendar a prova de vida em sua residência ou no hospital, em casos de internamento.

O prazo para a prova de vida INSS 2019 vai depender de quando você realizou a última prova de vida em 2018, ou qual regra sua instituição financeira utiliza.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ver como vai funcionar a prova de vida junto ao INSS.

Não perca Tempo!  Aproveite e acesse nosso blog: Meu INSS e veja outros artigos.

Compartilhar: