Skip to content

Reativar Benefício do INSS é possível – Saiba como!

Muitos idosos e dependentes necessitam de um auxílio para viver e, às vezes, há a interrupção do benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que causa um grande sofrimento. Assim, muitas pessoas têm interesse em reativar o benefício, mas não sabem como! Por isso, se você quer compreender melhor esse tema e saber tudo sobre INSS reativar benefício, veio ao lugar certo.

Só que antes de explicar mais sobre esse assunto, precisamos deixar claro que não temos nenhum vínculo com nenhum canal oficial que porventura possa ser citado aqui. Nosso objetivo é trazer informações sérias para auxiliar os usuários.

Dessa forma, são muitas as dúvidas que surgem acerca da reativação de benefício cessado. Pensando em esclarecer as principais questões e dificuldades de quem está passando por isso, reunimos aqui as principais informações para te ajudar a regularizar essa situação da melhor maneira.

Assim, quando um benefício é cessado, ou seja, interrompido, significa que o INSS suspendeu o pagamento ao segurado. Normalmente, essa situação ocorre em benefícios temporários, tais como: salário maternidade, auxílio doença ou auxílio reclusão.

Apesar de serem as ocorrências mais comuns, benefícios permanentes (aposentadoria ou pensão por morte) também podem ser interrompidos diante de casos específicos. Confira a seguir as particularidades de cada um e como reativar benefícios INSS. Boa leitura!

Quanto tempo leva para reativar o benefício?

Movimentação agência da previdência em SP
Reativar Benefício do INSS é possível – Saiba como!

Antes de mais nada, é preciso compreender a dinâmica dos auxílios concedidos pelo INSS antes de entender como ou quanto tempo leva para reativar o benefício. Assim, no INSS, os benefícios são divididos entre temporários e permanentes, cada um com as suas especificidades e regras próprias.

Quanto à interrupção dos dois tipos, aqueles chamados permanentes só cessam diante da morte do beneficiário ou quando alguma irregularidade é constatada. No caso dos temporários, estes já têm início com uma data final determinada.

Confira mais sobre as formas de reativar o benefício no tópico abaixo.

Como reativar o benefício

Se você tem interesse em saber reativar benefícios do INSS quanto tempo demora, existem alguns caminhos possíveis a serem seguidos. De acordo com o motivo do interrompimento, o beneficiário pode:

  • Realizar uma petição ou requerimento para o INSS solicitando a reativação do benefício;
  • Entrar com um recurso para junta de recursos do INSS;
  • Entrar com um mandado de segurança como opção de ação judicial rápida,
  • Entrar com uma ação judicial comum como forma de ação judicial mais comum.

Assim, fica claro que o tempo até que ocorra a reativação do benefício cessado depende diretamente da forma escolhida para requisitar o retorno do mesmo. Não é possível dizer com certeza quanto tempo esse processo leva, podendo durar de um mês a dois anos, dependendo da situação de cada um e da complexidade de cada caso.

Quem pode reativar benefício?

Caso o seu direito tenha sido cessado e você tenha interesse em reativar benefício, é preciso saber quem está apto para tomar essa atitude. Além do próprio beneficiário, também é permitido que um representante legal ou um advogado realize a requisição de reativação do benefício, desde que esteja com uma procuração assinada pelo beneficiário.

Passo a passo para reativar benefício

Se você tem interesse em solicitar a reativação do benefício, siga os seguintes passos:

  • Prepare a petição que consta a descrição correta dos fatos e fundamentos do seu caso;
  • Separe os documentos comprobatórios das alegações (CPF e carteira de identidade);
  • Acessar o site Meu INSS https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/ e clique em fazer login;
  • Selecione a opção “Agendamentos/ Requerimentos”;
  • Clique no ícone “Novo requerimento”;
  • Pesquise a palavra “reativar” no campo específico e selecione o serviço desejado;
  • Inclua a petição e os documentos selecionados;
  • Clique em Enviar!

É indicado que você acompanhe a solicitação realizada pelo menos uma vez por semana para ter noção do andamento do processo e ficar a par de quaisquer novidades ou modificações necessárias no seu requerimento, como um novo documento ou qualquer outra solicitação.

Como reativar benefício judicialmente?

Caso você já tenha tentado sem sucesso reativar o benefício via site oficial do INSS não se desespere! Pois saiba que é possível ter o seu benefício reativado judicialmente. Atualmente, existem duas formas de reaver seus direitos de maneira judicial.

Se você não tem tempo a perder, a maneira mais rápida de resolver esse problema é através de um mandado de segurança. Esse é um tipo de ação judicial mais ágil, muito utilizada para resolver situações, nas quais, o benefício líquido de um indivíduo, ou seja, de fácil comprovação, foi prejudicado ou interrompido.

Em outros casos, nos quais a comprovação não é tão simples, também é possível entrar com uma ação judicial comum. Essa maneira é a mais utilizada porque na grande parte dos casos a comprovação de que há a necessidade de reativar benefício do INSS ocorre por meio de perícia médica ou audiência.

Trabalhador Com Contrato Suspenso Deve Pagar Mais

É possível recorrer a um benefício cessado?

Normalmente, os benefícios interrompidos são aqueles concedidos temporariamente. Dessa forma, caso você tenha interesse em reativar o benefício saiba que é possível em alguns casos! Apesar de benefícios temporários serem cortados de forma mais comum, também é possível se deparar com situações onde aposentadorias foram erroneamente interrompidas. Sendo assim, é possível reativar benefício INSS em ambos os casos.

A maior taxa de sucesso de reativação de benefícios cessados é quando a interrupção ocorre por conta de um erro no próprio sistema do INSS. Além dessa realidade, também é possível reativar benefícios temporários, que precisam ser renovados porque o segurado ainda não tem condições de retornar ao trabalho.

Quais os casos mais comuns de benefício reativado?

Não existe uma regra geral para reativar benefício do INSS, entretanto, é possível notar alguns casos mais comuns onde o beneficiário consegue reaver seu direito. Assim, não é raro encontrar situações de reativação de benefícios concedidos temporariamente por auxílio doença, recomendação médica ou acidente.

Quando o segurado passa por avaliação médica ou perícia após requisitar a reativação, e fica comprovada a necessidade de continuidade do benefício, o INSS retoma o pagamento do auxílio.

Curtiu as informações que encontrou por aqui, mas ainda ficou com dúvida? Então dá só uma olhada nesse vídeo que selecionamos para complementar tudo que foi dito aqui:

Agora que você já sabe o que é reativar benefício INSS, confira outros conteúdos e fique sempre por dentro das novidades da área contábil. Por isso, não deixe de visitar nosso site! Lá você irá encontrar outros artigos como esse que são voltados para te ajudar a esclarecer suas dúvidas sobre diversos assuntos tributários! Acesse agora mesmo:http://meuinssonline.com.

Compartilhar: