Skip to content

Recadastramento do INSS: Como Fazer? Fique atento!

Tudo sobre recadastramento INSS – Leia até o final e tire suas dúvidas.




Assim como o recadastramento aposentados 2018, o recadastramento aposentados 2019 causa muitas dúvidas entre os cidadãos que têm direito ao benefício.

Isso porque, após o cadastramento no INSS, é necessário estar sempre realizando o recadastramento para continuar recebendo o pagamento, como o benefício INSS 2018 e agora o benefício INSS 2019.




Levando em consideração que, caso não seja realizado o recadastramento, o benefício pode ser suspenso ou até mesmo bloqueado, este processo exige muita atenção.

Por conta disso, preparamos este artigo com as informações que irão te auxiliar e tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Confira:

Recadastramento do INSS
Recadastramento do INSS: Como Fazer? Fique atento!

Recadastramento do INSS – Qual a data?

Buscando facilitar o recadastramento dos aposentados do INSS, a Campanha de Recadastramento de Aposentados 2019 promove atualização dos dados cadastrais dos beneficiários.




A campanha de recadastramento INSS havia sido agendada para ter seu início em 2 de janeiro, mas por conta da documentação do Postalis e INSS só estarem disponível no mês de fevereiro, a campanha de recadastramento do INSS 2019 foi adiada para ter seu início no dia 4 do segundo mês.

Caso você ainda não tenha recebido a notificação de recadastramento aposentados 2019 INSS, precisará se deslocar até uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para evitar uma possível suspensão do seu benefício.

Prazo para o Recadastramento do INSS

O recadastramento de aposentados do INSS, apesar de ser um processo simples, exige a atenção dos seus beneficiados.

Pois o processo é acompanhado de um prazo para a realização do recadastramento do INSS, que caso não seja cumprido poderá resultar em suspensão do benefício

Assim como aconteceu no recadastramento aposentados INSS 2017, o prazo para o recadastramento INSS 2018 precisou ser alterado, mas até o momento o prazo para o recadastramento 2019 não sofreu nenhuma alteração.

A campanha de recadastramento INSS 2019 tem seu prazo até o dia 29 de março deste ano.

O recadastramento é realizado pessoalmente na instituição bancária responsável pelo pagamento do seu benefício, na data programada e com os documentos solicitados pelo seu banco.

Procuração para INSS

Pode acontecer do cidadão que tenha direito a um benefício previdenciário não conseguir realizar o seu recadastramento, devido a algum problema de saúde ou a impossibilidade de comparecer dentro do prazo.

Neste caso, assim como foi feito no recadastramento do INSS 2017 e recadastramento 2018, o beneficiário precisará nomear um procurador, ou seja, uma pessoa que seja de sua confiança para poder tomar decisões em seu nome, como realizar a assinatura de documentos importantes.

Isso também serve para quem vive no exterior e, consequentemente, não conseguirá comparecer na data agendada.

É importante ressaltar que o seu procurador deve estar corretamente registrado no INSS cadastramento. Caso a pessoa de sua escolha não esteja cadastrada, a mesma deverá realizar o cadastramento INSS.

Prova de Vida do INSS

Desde 2012, para evitar fraudes e pagamentos indevidos, todos segurados do INSS precisam comprovar anualmente que estão vivos através da prova de vida INSS 2019.

A prova de vida é um processo obrigatório para os beneficiários e garante mais segurança aos cidadãos que contam com algum dos benefícios da previdência social.

Da mesma maneira que aconteceu com o prazo prova de vida INSS 2018, o prazo prova de vida INSS 2019 precisa ser cumprido e varia de acordo com cada banco.

Em geral os bancos optam por utilizar a data de aniversário do beneficiário ou a data de aniversário do benefício em si.

O procedimento é feito diretamente no banco em que o cidadão beneficiado recebe o seu auxílio ou através da tecnologia de biometria utilizada por algumas instituições financeiras.

A não comprovação de vida dentro do prazo pode resultar em suspensão e até mesmo bloqueio do direito ao benefício.

Renovação da senha bancária

Renovação da Senha Bancária

Bem como a prova de vida INSS 2019, a renovação da senha bancária é um processo obrigatório.

Portanto deve ser feito todos os anos para evitar a suspensão do seu benefício.

Caso o seu banco não conte com o sistema de biometria, será necessário ir até sua agência bancária e apresentar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho.

Quer ter mais informações sobre o recadastramento e cadastramento no INSS?

Assista ao vídeo recadastramento aposentados 2017 INSS.