Skip to content

Você pode Recuperar Benefício suspenso, entenda!





Veja como é possível recuperar benefício suspenso. Hoje em dia muito segurado do INSS acaba tendo algum benefício suspendido pelo instituto devido a diversos motivos, desta forma, muita gente acaba tendo que entrar com um recurso.

É muito ruim quando você deixa de receber um benefício certo? Por isso é essencial que você se atente mais sobre esse assunto. O recurso é o procedimento que o beneficiário deve realizar para conseguir acessar os benefícios novamente.

Já adiantamos que esse é um procedimento um pouco complexo e em algumas situações é até mesmo necessário entrar com uma ação legal. Não se desespere, pois essa não é a única forma de recuperar benefício suspenso, já que você pode dar entrada nesse processo pela internet e até mesmo pelo telefone.

Ficou curioso para entender melhor como esse assunto funciona, não é mesmo? Continue lendo esse artigo atentamente para saber mais sobre esse tema com detalhes. Assuntos como: Como Recuperar Benefício Suspenso do INSS? Quanto tempo demora para Recuperar Benefício Suspenso? Por que um benefício pode ser suspenso? Onde este procedimento é feito? E outras informações, você terá conhecimento aqui neste artigo.




Boa leitura!

Como Recuperar Benefício Suspenso do INSS?

benefício suspenso
Você pode Recuperar Benefício suspenso, entenda!

Recuperar benefício suspenso é processo que todo beneficiário pode recorrer caso tal benefício seja suspendido pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Há segurados que acabam tendo o benefício da aposentadoria ou do auxílio-doença interrompidos devido ao pente-fino, portanto, esses cidadãos devem solicitar o recurso no Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS).




A entrada no procedimento é 30 dias após a suspensão do benefício. Será necessário que o segurado preencha o formulário do benefício suspenso INSS e reunir os documentos necessários. Além disso, também será solicitado que os laudos do médico estejam em mãos para comprovar que o cidadão ainda precisa da ajuda do benefício que foi suspenso.

Entre os documentos solicitados são: o CPF e o documento com foto. Esse procedimento necessita que o solicitante agende atendimento das seguintes formas:

  • Telefone 135;
  • Site: https://www.inss.gov.br/;
  • Indo até uma agência do INSS.

Entendeu o que deve ser feito para você recuperar o benefício que foi suspenso pelo INSS?

Quanto tempo demora para Recuperar Benefício Suspenso?





O tempo de espera para conseguir recuperar benefício suspenso geralmente é bem maior do que o esperado, já que o CRSS pode levar cerca de 85 dias para julgar o recurso do segurado. Contudo, essa esperar pode ser muito mais demorada, chegando a um ano e até mesmo um ano e meio. Certamente o segurado deve passar por uma perícia nova realizada pela junta médica pelos profissionais da Junta de Recurso, diferente do qual ele passou no INSS.

Embora leve todo esse tempo, quando o INSS reconhece que o segurado possui determinado direito e necessita do benefício que previamente foi suspendido, o cidadão pode receber os que estão atrasados. Para que a situação de benefício suspenso seja mais rápida, muitos segurados entram com ações judiciais, pois se tornou o caminho mais rápido.

Por que um benefício pode ser suspenso?




Os motivos mais comuns de suspensão de benefício são:

  1. Ausência de prova de vida;
  2. Ausência em perícia médica.

Quando isso acontece certamente o beneficiário deve entrar com o pedido para recuperar benefício suspenso. É essencial salientar que o quando o segurado não vá até a data marcada para realizar a perícia, sem informar a justificativa ou com um representante, o benefício é suspenso.

É aí que se faz necessário o agendamento de uma perícia nova. Evite que haja suspensão de benefício e mantenha todos os dados de cadastro atualizados no seu INSS para que isso seja realizado, basta acessar o Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). Evite a necessidade de reativação de benefício suspenso seguindo o que foi dito.

benefício

Onde este procedimento é feito?

O procedimento para recuperar benefício suspenso pode ser realizado de algumas maneiras como já citado anteriormente, ou seja, você pode entrar em contato pelo site, telefone ou indo até uma agência física.

Portanto, não há apenas um único local para realizar todo esse procedimento. Além disso, se você opta por resolver esse problema de forma judicial, certamente será necessário entrar em contato com advogados e toda essa situação será maior do que o que você espera.

Mas de forma geral, a agência física do INSS é o principal local em que o segurado que teve benefício suspendido deve frequentar. Viu só como o procedimento para recuperar benefício suspenso é um pouco complexo? Mas saiba que é possível que todo esse processo dê certo.

Benefício suspenso por prova de vida, como resolver?

Como já foi falado previamente, o benefício fornecido pelo INSS atualmente é suspenso devido à falta da prova de vida que o segurado acaba não realizando. Sendo assim, para resolver esse problema é necessário que o segurado sempre compareça as perícias do INSS, quando não for possível, o cidadão deve enviar uma justificativa.

No caso onde o benefício é suspenso, o beneficiário deve dar entrada no pedido para recuperar benefício suspenso, como já foi ensinado nos tópicos previamente.

Veja o vídeo:



Compartilhar: