Skip to content

Requerimento no Meu INSS – Tire suas dúvidas antes que seja tarde!





Lidar com questões do INSS pode parecer uma tarefa complicada, principalmente quando a pessoa não sabe exatamente o que fazer. Por isso é importante ter um local que possa esclarecer todas as dúvidas.

Se você precisa fazer um requerimento meu INSS e está totalmente perdido, nos acompanhe no decorrer deste artigo para encontrar as respostas que está procurando!

Caro leitor, gostaríamos de informar que aqui não se trata de um site oficial. O nosso intuito é trazer informações precisas, verificadas com fontes confiáveis, para ajudar a esclarecer dúvidas.

Neste texto você irá descobrir para que serve um novo requerimento meu INSS, em quais casos usar, como fazer cancelamento, e demais informações. Siga na leitura e confira os tópicos abaixo:

Requerimento no Meu INSS: para que serve?

requerimento meu inss digital
Fonte: Reprodução / https://meu.inss.gov.br/central/#/loginTexto

O que é um requerimento meu INSS? Essa é uma grande dúvida de muitas pessoas e se você, caro leitor, fez essa busca na internet, com certeza está procurando saber mais a respeito do assunto.




Trata-se de uma solicitação que o cidadão pode fazer junto ao órgão com o objetivo de ter acesso a determinado benefício ou auxílio que lhe é dado o direito de usufruir.

Ou seja, quando uma pessoa está credenciada a receber um dos benefícios oferecidos pelo INSS, ela poderá fazer essa solicitação para iniciar os trâmites burocráticos e assim encaminhar o processo para começar a receber.

Ao fim do processo, o resultado de requerimento meu INSS informará se a solicitação foi aceita, assim dando acesso ao benefício ou auxílio, ou então dará resposta negativa justificando o porquê.

Existem diversas situações em que será necessário fazer um requerimento junto ao INSS. No próximo tópico falaremos com mais detalhes sobre isso.

Em quais casos usar o Requerimento no Meu INSS?

Outra dúvida a respeito do tema é quando se deve fazer um novo requerimento meu INSS. Aqui vamos explicar os principais casos em que é necessário fazer essa solicitação.




O principal motivo para fazer um requerimento junto ao INSS é o pedido de aposentadoria. Quando uma pessoa completa o período por idade, por tempo de contribuição ou ainda por invalidez, ela poderá solicitar a aposentadoria.

Também existem outras situações em que se faz necessário o requerimento meu INSS. Para revisar benefícios em que aconteça alguma discordância, para desbloquear benefícios com objetivo de empréstimo e criar procurações.

Não podemos deixar de falar de uma situação bem comum que é a alteração dos dados cadastrados. Quando o cidadão precisa mudar alguma informação, ele estará fazendo um requerimento para que os dados sejam modificados.

Essas são as principais ocasiões em que é possível fazer um requerimento no INSS. Mas também há casos em que o processo é feito de forma automática. A seguir falaremos sobre esse tipo de situação.

Como baixar e preencher este documento?

Hoje em dia ficou muito mais fácil abrir um requerimento meu INSS. Através do aplicativo o cidadão poderá fazer as solicitações diretamente pelo celular ou computador.




O processo é bem simples e vamos explicar o passo a passo a seguir. Mas atenção: é preciso já ter o cadastro no sistema do INSS para conseguir fazer o login.

  • Faça o login no aplicativo ou site do Meu INSS
  • Clique na opção Agendamento/Solicitações
  • Selecione a opção ‘Novo Requerimento’
  • Escolha o serviço desejado. Caso não encontre, digite na barra de pesquisa
  • Conclua a solicitação

Viu como é fácil fazer um requerimento meu INSS digital? Com poucos cliques na tela do celular ou com o mouse no computador você conseguirá agendar ou fazer uma solicitação.

Mas ainda há outra forma de abrir requerimentos no INSS. Basta ir a uma agência física do INSS e realizar todo processo de forma presencial. No entanto, pelo site ou aplicativo, evita-se filas e deslocamentos desnecessários.

Como fazer um requerimento do auxílio doença?

novo requerimento meu inss
Fonte / reprodução: https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Captura-de-Tela-2019-06-01-a%CC%80s-09.27.10.png

Como falamos anteriormente, o requerimento é uma solicitação feita pelo cidadão junto ao INSS para encaminhar processos de responsabilidade do órgão.

Mas existem casos em que não é preciso abrir um requerimento meu INSS. Quer saber quais são eles? Confira a seguir!

A primeira situação onde não é preciso solicitar nada é o auxílio-doença. O processo geralmente é feito de forma automática após o fornecimento das informações necessárias.

Questões como ajuda de custo, férias, abonos de gratificação, revalidações e cancelamentos de cotas de benefícios como salário-família também se enquadram na mesma situação.

Tudo isso tem base legal de acordo com o decreto de número 84.414/80.

Como cancelar um requerimento no INSS?

Se fazer uma solicitação hoje em dia é bem simples pelos meios digitais, o contrário também não é diferente. Descubra aqui como cancelar um requerimento feito no INSS.

Boa parte dos requerimentos não necessita de cancelamento, já que eles são para solicitação de benefícios ou, no caso mais simples, alteração de dados cadastrais. Mas já aqueles requerimentos de agendamentos. Esses sim podem ser cancelados pelo cidadão. E o que fazer?

Para cancelar requerimento meu INSS, basta acessar o site ou aplicativo, preencher as informações e solicitar o cancelamento.

Outra opção é ligar para a central 135 do INSS e seguir as instruções do atendente.

Requerimento Digital no INSS: diferenças, segurança e mais!

Fazer um requerimento Meu INSS deixou muito mais fácil a comunicação e os atendimentos junto a esse órgão, que sempre foi conhecido pelas burocracias e dificuldades impostas aos cidadãos.

Com o acesso à internet, o site e o aplicativo deixam todo o procedimento mais rápido, evita as gigantescas filas que costumavam se formar nas agências e otimizam o atendimento. Assim, as pessoas conseguem ter suas solicitações atendidas mais rapidamente e o próprio INSS consegue dar conta da demanda com maior agilidade.

Também é possível fazer consulta requerimento meu INSS e saber o andamento do processo, evitando ficar “às escuras”, sem informações a respeito do que está acontecendo.  Saiba como fazer requerimentos dos benefícios pelo INSS Digital, através do site ou aplicativo. Basta conferir as informações e dicas no vídeo a seguir:

Se você gostou do conteúdo deste artigo, não se esqueça de deixar um comentário e compartilhar o link do post nas redes sociais!

Compartilhar: