Skip to content

Saiba o Resultado de Sua Perícia do INSS de Forma Rápida

resultado da perícia no INSS é aguardado por inúmeros brasileiros que buscam o benefício do auxílio doença, por exemplo.




Sendo assim, o cidadão que deseja saber o resultado da perícia do INSS deve entender como este sistema funciona.

Se você chegou até aqui, deve estar à procura de como ver o resultado da perícia no INSS do auxílio doença. Acompanhe a seguir tudo sobre este assunto e tire suas dúvidas.




Primeiramente, devemos entender que o INSS pertence ao Ministério da Previdência Social. Desta maneira, ele é o órgão responsável para o pagamento da taxa e salário do trabalhador com carteira assinada.

A taxa recolhida mensalmente, predispõe o órgão a disponibilizar inúmeros benefícios durante a vida trabalhista. Um deles é o auxílio doença, que é disponibilizado depois do resultado da perícia médica do INSS.

Além disso, a taxa recolhida pelo INSS garante benefícios como:

  1. Aposentadorias;
  2. Pensão por morte;
  3. Auxílio-acidente;
  4. Entre outros direitos.

Para que sua leitura seja ainda melhor, separamos as principais dúvidas dos contribuintes e elas serão tratados ao longo do texto. Veja quais são:

 resultado da pericia inss


Por fim fique atento a todo o desenrolar do artigo e saiba tudo sobre o resultado da perícia do INSS.

Consulte o Resultado da Perícia do INSS Através do Portal Meu INSS

Primeiramente precisamos te contar: você sabia que é possível obter o resultado da perícia do INSS online? Fácil né?




O Portal Meu INSS veio para trazer agilidade e qualidade em todos os processos que o INSS desenvolve.

Por esta forma de atendimento, o trabalhador pode:

  • conferir as informações,
  • realizar o agendamento,
  • fazer a consulta do resultado da perícia no INSS do seu auxilio doença.

Sendo assim para saber o resultado de perícia médica do INSS após ter passado pela perícia, basta seguir os passos a seguir.

  • 1 – Entre na página oficial do INSS para verificar a situação de benefícios. https://www.inss.gov.br Veja na imagem abaixo um exemplo.

Consulte o Resultado da Perícia do INSS Através do Portal Meu INSS

  • 2 – Agora, o usuário deve inserir o número do requerimento gerado no dia do agendamento;
  • 3 – Para a consulta ficar completa, você deve preencher com seus dados pessoais como CPF, nome completo e data de nascimento.
  • 4 – Insira o código de verificação solicitado
  • 5- Clique em confirmar e pronto! Faça o acompanhamento do resultado da perícia do INSS.


Através deste procedimento, é possível ver todos os processos de benefícios e não apenas o resultado da perícia do INSS.

Procure Uma Agência Próxima e Obtenha o Resultado de Sua Perícia

Agora que você leu o tópico acima, sobre como consultar o resultado de perícia no INSS pela internet, deve também saber que pode fazer isso presencialmente.

Ou seja, você pode obter o resultado da perícia médica do INSS indo até uma das agências de atendimento mais perto de você.

Mas, como encontrá-las? Você sabe como funciona este processo? Vamos te explicar como, continue acompanhando!

Em primeiro lugar você deve encontrar a agência mais perto de você, e só então ir em busca do resultado de perícia judicial do INSS.

Desta maneira, primeiro use o site do INSS e encontre uma agência de atendimento. https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/rede-de-atendimento/

Quando você abrir a página, logo aparecerá em destaque amarelo a frase “Encontre uma Agência”.

Clicando nesta aba, você será direcionado ao Portal Meu INSS, onde terá inúmeros serviços disponíveis. Um deles é a localização das agências.

Consequentemente no final da página você encontrará um botão como o representado pela imagem abaixo, e então clique nele.

botão encontre uma agência

Posteriormente irá inserir seu CEP e terá acesso as agências de atendimento mais perto de você.

A maneira presencial de buscar o resultado da perícia do INSS geralmente funciona bem em cidades pequenas, onde a demanda é menor.

Caso você esteja sem tempo e seja de cidade grande, tente fazer este processo pela internet. Contudo, se você não viu como ele é realizado através do Portal Meu INSS, volte ao tópico acima.

Disque 135 e Obtenha o Resultado de Sua Perícia

Afim de oferecer serviços com mais agilidade e acessibilidade, o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS também disponibiliza de um telefone 0800. Através dele você também pode ter acesso a previdência social – INSS e o resultado de perícia.

Além disso, terá um atendimento personalizado e que pode ser direcionado para o benefício que preferir. Ainda, é possível tirar dúvidas por meio do canal de atendimento telefônico do INSS.

Para saber o resultado da perícia médica do INSS ou outro serviço você deve ligar no número 135. Este número é da Central de Atendimento do INSS, que está disponível de segunda a sábado, das 7h até as 22h da noite.

Também neste mesmo horário existe o funcionamento do 0800 do INSS, onde também é possível consultar o resultado da perícia do INSS.

O número para discagem é o 0800 728 0191.

Como Proceder Após o Resultado da Perícia

Para finalizar precisamos entender o que é feito após o resultado, e como agimos com o então resultado do benefício da perícia médica no INSS.

Possivelmente você também deve estar se perguntando quanto demora para sair o resultado da perícia no INSS.

Basicamente o tempo de espera para a realização da perícia é menor que 30 dias. Logo, o resultado da perícia no INSS deve sair em até 15 dias após a avaliação.

Entretanto, ressaltamos que o auxílio-doença é concedido apenas quando a incapacidade para o trabalho for total e provisória, consequentemente causada por doença ou acidente.

Após a avaliação e o acompanhamento do resultado da perícia no INSS, o auxílio-doença é pago após 15 dias de afastamento do empregado.

O benefício é mantido conforme tempo determinado pelas avaliações de perícia na Previdência Social pelo médico do trabalho.

Por fim você pode entender tudo sobre o resultado da perícia do INSS e principalmente, saber como fazer a consulta da mesma.

Agora que você está com as informações em mãos, compartilhe-a nas suas redes sociais e ajuda a mais pessoas a sanarem suas dúvidas.

Se ainda quiser se manter informado, nós fizemos um artigo especial, como um guia dos serviços do INSS. Veja em Meu INSS Online.

Finalmente, assista ao vídeo abaixo e entenda um pouco mais sobre o resultado da perícia do INSS.

Compartilhar: