Skip to content

Veja o seu Resultado do BPC de três formas!





Confira as principais maneiras de conferir o resultado do BPC!

Todo cidadão brasileiro tem o direito de viver e envelhecer com dignidade. Esse é o lema de apresentação do BPC, sigla para Benefício de Prestação Continuada.

Se trata de uma assistência garantida por lei e paga pelo Governo Federal a idosos e pessoas com deficiência para que essas possam viver de forma minimamente digna.

Ele é oferecido a pessoas que possam comprovar que não possuem meios de prover a própria subsistência e nem de obter esse sustento vindo da sua família.

É preciso esclarecer que se trata de um benefício considerado assistencial, ou seja, não tem ligação direta com contribuições ao INSS para se ter direito.




Neste artigo você vai conferir as principais informações sobre o benefício, entender como conferir resultado de BPC por diversas formas e saber o que fazer se o benefício for negado.

Siga na leitura para esclarecer todas as suas dúvidas!

Resultado do BPC pela internet

resultado de perícia do BPC
Veja o seu Resultado do BPC de três formas!

O BPC está disponível para idosos com idade acima de 65 anos e para pessoas com deficiências físicas. Outro requisito é ter renda familiar inferior a um quarto do salário mínimo.




Para solicitar e ter acesso ao resultado de requerimento do BPC, é possível fazer a solicitação diretamente pelo site do INSS, sem a necessidade de comparecer a uma agência do órgão.

Algo importante é que o beneficiário e sua família precisam ter registro no CadÚnico e os dados precisam estar atualizados.

O procedimento da solicitação é o seguinte:

  • Abrir o site do Meu INSS e fazer login; https://meu.inss.gov.br/
  • Clicar em Agendamentos/Requerimentos;
  • Clicar em Novo Requerimento;
  • Atualizar os dados;
  • Digitar avançar e pesquisar a palavra idoso no banco de busca;
  • Ao achar o serviço de solicitação do BPC, preencher os dados e aguardar.

O resultado de BPC INSS será anunciado na aba de acompanhamento dos requerimentos realizados no site. Basta conferir até que a resposta chegue.



Resultado do BPC pelo Aplicativo Meu INSS

Uma alternativa disponível tanto para fazer a solicitação, quanto para conferir o resultado requerimento BPC é através do aplicativo Meu INSS.

A lógica do processo segue o mesmo ritmo da orientação feita no tópico anterior. Primeiramente faça o download do app Meu INSS na loja de aplicativos do seu smartphone. Após isso, faça o login e procure por Agendamentos/Solicitações. Pesquise por BPC e encontre o formulário de solicitação do benefício.

Pronto, após fazer isso só é preciso aguardar que o procedimento seja analisado e o resultado do BPC INSS será publicado diretamente no aplicativo. Sem dificuldades, sem precisar sair de casa. É um serviço totalmente feito à distância, justamente para facilitar a vida do beneficiário.


Resultado do BPC por telefone

Gostou das informações sobre como saber o resultado do BPC? Para complementar, ainda o beneficiário ou responsável por ele pode usar o telefone da central de atendimento do INSS.

O Telefone 135 é o número em que o cidadão pode ligar para obter informações, agendar atendimentos, fazer solicitações e descobrir o resultado dos requerimentos.

A Central 135 funciona durante 24 horas, toda a semana, em todo o território brasileiro. Se quiser falar com um atendente, a ligação precisa ser feita de segunda a sábado, das 7 às 22h.

E para saber o resultado do BPC sem pagar pela ligação, basta fazer o contato de um aparelho de telefone fixo ou público. No caso de ligações feitas por celular, há tarifação.

Como reclamar do benefício de prestação continuada?

resultado de BPC idoso

Quem é aprovado para receber o auxílio do BPC receberá um cartão magnético para poder fazer os saques do valor referente ao benefício. Não há cobrança de taxas sobre esse cartão.

Se você conferiu o resultado do requerimento de benefício BPC, foi aprovado e não está recebendo os pagamentos, é possível fazer uma reclamação para entender o que houve e normalizar a situação.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município podem ajudar nessa questão. Eles direcionam as reclamações aos órgãos responsáveis e ajudam a resolver os problemas. Outra opção são as agências do INSS ou o contato feito pelo telefone 135, como já citamos no tópico anterior.

E, por fim, há o Prevfone, telefone da Previdência Social que pode ser usado para o esclarecimento de dúvidas e realização de reclamações. O contato é feito pelo 0800 870 191. São essas as formas de fazer reclamações a respeito do resultado do benefício BPC na atualidade.

Benefício veio negado, o que posso fazer?

Quanto tempo demora para sair o resultado do BPC? A estimativa oficial é de até 45 dias após a solicitação. No entanto, como em todo processo burocrático, pode demorar ainda mais.

Mas aí saiu o resultado do BPC loas e deu negativo. O que pode ter acontecido? O primeiro fator é estar com os dados desatualizados. É preciso sempre atualizar para que haja o controle sobre os pagamentos.

O segundo quesito que pode fazer com que o BPC não seja aprovado é a descoberta de irregularidades, como informações erradas sobre a renda familiar, sobre a idade do idoso ou até sobre a deficiência.

No caso do resultado do BPC negativo, o que se pode fazer é atualizar os dados e entrar em contato com o INSS pelos canais oficiais e tentar agendar uma perícia para comprovar que se enquadra nos requisitos do benefício.

Se você gostou do artigo e as informações foram úteis para você, deixe um comentário e compartilhe o link do post nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo!

Quer saber mais a respeito de consultar resultado do BPC? Recomendamos esse vídeo no YouTube que aborda a temática. Confira:



Compartilhar: