Skip to content

Revisão de Aposentadoria | Tire suas Dúvidas!





A revisão de aposentadoria está sendo hoje em dia um dos maiores acúmulos que solicitações nas instituições governamentais.

Seja por aumento de tempo de serviço do trabalhador ou tempo de contribuição do mesmo. Além disso, existe a possibilidade do próprio INSS cometer erros nesses cálculos.

Todo contribuinte tem o direito a revisão de aposentadoria, pois pode estar recebendo menos do que realmente deveria. Ao mesmo tempo pode acontecer o contrário.

Esse pode ser um dos motivos que algumas pessoas não procuram muito por esse recurso. É uma via de mão dupla, pode ser corrido para mais ou para menos. Ou até mesmo não mudar o valor.

É essencial saber que, para pedir o procedimento existe um tempo e algumas outras regras a serem seguidas para requer a revisão da aposentadoria, seja qual for a categoria em que se encaixa.




Nos itens a seguir poderá entender mais sobre a revisão de aposentadoria e pensão, e até mesmo como são feitos os cálculos, tire todas as suas dúvidas abaixo:


consulta a revisão de aposentadoria

Revisão de Aposentadoria| como Funciona?





A revisão de aposentadoria pode ser solicitada por qualquer cidadão que não esteja de acordo com os valores ou cálculos realizados pela instituição.

Solicitar esse recurso não é nada complicado, mas pede-se que tenha todos os documentos atualizados, e no caso de contestação de algum item no cálculo é essencial a documentação comprovatória.

Ao pedir a revisão de aposentadoria o agendamento, pode ser feito diretamente pela página do MEU INSS (https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/agenda/)

Documentos essenciais:

  • Documentos pessoais
  • Lista de prováveis erros que justifiquem a revisão
  • Documentos que comprovem o item acima
  • Procuração ou termo de representação legal, caso necessário.

No caso de revisão de aposentadoria por tempo de contribuição pede-se ainda:

  • Solicitação do cancelamento da certidão emitida
  • Certidão original


Existem duas modalidades de solicitação, a revisão de aposentadoria administrativa, feita diretamente pelo site do INSS e a revisão de aposentadoria concedida judicialmente, quando se entra com recurso direto na justiça federal.
A documentação é a mesma, mas a segunda opção é feita pessoalmente.

Porque Solicitar a Revisão de Aposentadoria?

O mais comum atualmente é o cidadão pedir a revisão de aposentadoria por cálculo errado, seja na contagem de tempo trabalhado ou tempo de contribuição.

Existem alguns casos que poucas pessoas conhecem, como por exemplo, é possível solicitar revisão no caso de inclusão de tempo como aluno-aprendiz.

Isso dá direito ao contribuinte que até 16/12/98 foi matriculado em escolas técnicas mantidas por empresa podem apresentar o tempo de estudo como tempo de trabalho.

Existem ainda a revisão de aposentadoria inclusão de insalubridade, ou seja, quando se faz um trabalho de alto risco, perigoso ou penoso. Inclusão de tempo averbado em ação trabalhista ou ainda tempo de trabalho rural. Também podem ser considerados.

Qual o Prazo Para Pedir Revisão de Aposentadoria?

O pedido de revisão de aposentadoria não tem um prazo mínimo, mas sim máximo. Diz-se “É de 10 (dez) anos o prazo para revisão do ato de concessão, conforme lei 8.213/91, artigo 103”, o que confunde a maioria dos cidadãos.

Ou seja, você pode solicitar a revisão de aposentadoria após 5 anos, até mesmo no dia seguinte se assim o quiser e estiver com toda a documentação comprovando erro.

O que não pode é deixar vencer os 10 anos, o que nesse caso juridicamente denomina-se “decadência”, se isso acontecer o contribuinte não pode mais requerer que seja feita a revisão de aposentadoria do inss.

Aconselha-se sempre antes de solicitar a revisão, que seja consultado um advogado, para que não haja cálculo errado na revisão de aposentadoria.

Cálculo de Revisão ! Aprenda como Funciona!

Como calcular a revisão de aposentadoria inss não é uma coisa tão simples, e exigiria uma explicação extremamente contábil do assunto.

Encontramos uma maneira mais descomplicada. No próprio site do INSS é possível acessar a parte de simulações, ou seja uma série de links que pode ajudar a fazer todos os cálculos.

Ou seja, o próprio INSS está facilitando ao cidadão comum, leigo em assuntos de cálculos, a estar a par desse tipo de procedimento.

No endereço abaixo encontrará vários links para fazer simulações, como por exemplo Tempo de contribuição, Tempo de contribuição anual e calcular ainda o valor do benefício. (https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/simulacao/).

Caso queira ir direto ao que te interessa:

  • Na opção 1. Simulação automática: (https://meu.inss.gov.br/)
  • Aqui é possível calcular tudo desde que já seja cadastrado no MEU INSS.
  • Na opção 2 . Simulação manual: (https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/simulacao)

revisão de aposentadoria do inss quem tem direito

Você pode calcular o tempo de contribuição, mas é necessário ter todos os documentos com data para poder realizar os cálculos.

Na opção 3 . Simulação de valores: (https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/conrmi/conrmiInicio.xhtml)

revisão de aposentadoria o que é

Você pode saber um valor “aproximado” de seu benefício.

Ainsa assim é possível pedir revisão de aposentadoria inss sem fazer você mesmo os seus próprios cálculos, mas seria muito bom se pudesse tê-los em mão ao contestar os valores do INSS

No vídeo abaixo você pode tirar muitas outras dúvidas como fazer revisão de aposentadoria.

Se ainda ficou com muitas dúvidas, deixe nos comentários e continue navegando em nossos artigos em MEU INSS.

Compartilhar: