Skip to content

A verdade sobre a Revisão que Aumenta o Valor do Benefício





Entenda mais sobre a Revisão que aumenta o valor do benefício. Atualmente o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por proporcionar diversos benefícios aos cidadãos brasileiros que realizam contribuições para esse órgão.

No entanto, em diversas situações, o INSS acaba cometendo erros na entrega desse benefício. Desta forma, o segurado pode solicitar a Revisão benefício INSS, para que o valor do benefício seja mudado e até mesmo receber um valor muito mais significativo.

É importante ficar atento nesse tema, pois você poderá receber mais do pensa do INSS. Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto, não é mesmo? Continue acompanhando esse artigo.




Confira:

Revisão que aumenta o valor do benefício existe?

revisão benefício previdenciário decadência
A verdade sobre a Revisão que Aumenta o Valor do Benefício

Sim, existe e é mais comum do que se pensa, já que a recorrência de erros em concessões dos benefícios é grande, sendo assim, você poderá solicitar a revisão que aumenta valor do benefício.




O cidadão brasileiro que realiza contribuição para o INSS poderá aumentar o valor do seu benefício por meio de processos que são responsáveis por rever os cálculos das concessões realizadas. Em alguns cenários, a revisão acaba incrementando um valor bastante significativo, isso significa que a renda do segurado poderá ser bastante melhorada.

O nome já diz tudo, as revisões são os pedidos realizados para que os critérios usados para estipular qual é o valor que o contribuinte vai receber como pensão, aposentadoria sejam revistos. Entenda que a revisão benefício previdenciário pode ser necessário, pois:

  • Há incidência de falhas;
  • Lei podem ser modificadas;
  • Documentos acabam faltando durante a solicitação dos benefícios.

Sendo assim, o valor final do benefício não é o correto.

Quem pode fazer a revisão que aumenta o valor do benefício?





A revisão que aumenta benefício pode ser solicitada por qualquer pessoa que é beneficiário do INSS que não esteja de acordo com os parâmetros que foram usados por esse Instituto para conceder o benefício.

Imagine o valor do seu salário de contribuição que está constando no CNIS e que foi esse valor que serviu de base para o seu benefício ser concedido, mas, por algum motivo, esse valor está errado.

Se você consegue provar que houve erro da parte do INSS, você certamente consegue solicitar a revisão. Também é permitido solicitar a revisão benefício INSS, os beneficiários que se enquadram em casos mais específicos das novas teses jurídicas que são responsáveis por dar direitos em alguma espécie de aumento do benefício.

Até quanto o seu benefício pode aumentar?




Não há como saber o valor que será aumentado após a revisão de benefício, pois cada situação funciona de uma maneira, ou seja, alguns erros acabam influenciando mais do que outros erros. Sendo assim, é importante saber o que está de errado em seu benefício para saber quanto a correção irá proporcionar para você.

Como já mencionado, há casos em que a revisão necessária acaba aumentando o valor do benefício de forma bastante significativa, porém, em outros cenários pode ser que esse reajuste não seja tão alto quanto esperado. O importante é que o INSS pague aquilo que é direito do segurado, seja um valor mais alto ou não, já que ele possui o direito de receber o benefício em seu valor correto. Quer saber mais sobre revisão em benefício? Continue lendo o artigo.

benefício suspenso

Quando o benefício aumenta, os atrasados são pagos?

Sim, é de responsabilidade do INSS pagar o benefício atrasado, portanto, ao pedir revisão que aumenta valor do benefício e ganhar essa causa, você certamente irá receber o que está atrasado. Os pontos chaves de recebimento sobre o benefício atrasado são:

  1. Quem solicita a revisão do benefício ao INSS ou recebe a ação que foi feita judicialmente possui o direito de receber todos os atrasados pelo período que foi necessário esperar;
  2. O valor corresponde à diferença que o segurado já deveria ter recebido;
  3. Esse cálculo leva em conta cinco anos antes do pedido ser feito mais o período até que a correção seja realizada.

A revisão de benefício previdenciário é um direito se todo segurado do INSS e deve ser concedida para quem se sinta prejudicado.

Como dar entrada nesta revisão? Passo a passo!

Os principais passos para conseguir a revisão que aumenta valor do benefício são:

  1. Solicite essa revisão primeiramente no INSS;
  2. Quando o pedido é na área administrativa, não é necessário que o segurado tenha um advogado;
  3. Não há um prazo para que o segurado tenha uma resposta e essa espera pode ser bastante longa;
  4. É possível entrar com uma ação legal sem advogado, por meio da ação no Juizado Especial Federal, porém é limitado as ações de até 60 salários mínimos;
  5. Em caso de recurso do INSS se faz necessário ajuda de advogado.

Entenda que esse processo pode funcionar de diferentes maneiras para cada situação.

Veja o vídeo:



Compartilhar: