Skip to content

Atenção: Revisões do Bolsa Família põe o benefício em risco!





Se o seu benefício do Bolsa Família foi cancelado de repente, deve ser por conta das revisões do bolsa família. As revisões do bolsa família fazem com que centenas de pessoas deixem de obter seu benefício instantaneamente.

O programa Bolsa Família é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza no Brasil. O intuito é fazer com que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza buscando garantir o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde a essas famílias.

Muitas delas não sabem o porquê isso ocorre e é por causa disso que resolvemos montar esse artigo para explicar a razão. Aqui vamos dizer como funciona a revisão do bolsa família e quem poderá perder o benefício por conta dela.

Também, falaremos sobre o Bolsa Família quando está cancelado para averiguação: o que será que significa? E para quem teve o Bolsa Família cancelado por conta da revisão cadastral bolsa família 2021: como reaver?




Essas e mais outra questão super interessante sobre as revisões do bolsa família veremos nesse artigo recheado de informações.

Confira!

Revisões do bolsa família: como funciona?

revisão do bolsa família
Revisões do Bolsa Família põe o benefício em risco!

Basicamente, as revisões do bolsa família é um processo realizado todos os anos pelo programa para verificar se as famílias beneficiadas com cadastros sem atualização feitos há mais de dois anos, continuam dentro da regra. Ou seja, se você possui um cadastro há muito tempo, nunca atualizou e de repente seu benefício foi cancelado, pode ser por conta das revisões do bolsa família.




Nesta medida é feita:

  • A averiguação cadastral;
  • A aplicação das consequências decorrentes da inadimplência das regras do Programa Bolsa Família;
  • Cancelamento do benefício de famílias sem informações essenciais, como o acompanhamento de saúde e educação.

Revisões do bolsa família: quem pode perder o benefício?

Para perder o benefício do Bolsa Família por causa das revisões do bolsa família, basta ter alguma inadimplência. Ou seja, estar em desacordo com as regras do programa para continuar recebendo seu benefício. Para ficar mais fácil de entender, separamos quatro tópicos essenciais para a perda do programa com as revisões do bolsa família.



  • Renda acima da declarada

Muitas pessoas estão tendo o seu benefício cancelado devido as revisões do bolsa família apresentarem que estas têm uma renda superior ao estipulado pelo programa. Ou seja, se a sua família tem a renda per capita de R$ 440, seu benefício deverá ser cancelado. Para o programa Bolsa Família, famílias que recebem acima desse valor não estão propensas à extrema pobreza.

  • Ausência de saque

O saque (e até a movimentação da conta) do Bolsa Família deverá ocorrer em até 90 dias após o seu crédito na conta do beneficiado. Se não for feito por mais de 6 meses, as revisões do bolsa família entenderá que o beneficiado não precisa mais e se desligará automaticamente. Por isso, continue sacando ou movimento sua conta do programa Bolsa Família pontualmente.

  • Cadastro desatualizado

Eis, uma das maiores razões para que o benefício seja cancelado através do pente fino das revisões do bolsa família: o cadastro desatualizado. A cada dois anos, é obrigatório atualizar o Bolsa Família e isso poderá ser feito pelo site do Ministério da Cidadania, pelo telefone 0800 726 0207 ou pessoalmente no CRAS do município. O recomendável é que cada vez que mudar um dado seu (como nome, telefone ou até o endereço de residência, por exemplo), atualize imediatamente seu cadastro.

Senão você poderá perder o benefício.

  • Informações incorretas

Graças as informações incorretas, o pente-fino das revisões do bolsa família pode cometer injustiças com muita gente. Pois, se as revisões do bolsa família verem que suas informações estão desatualizadas, pode dar a entender que são incorretas e, assim, cancelar o Bolsa Família. Por este motivo, como a recomendação do tópico anterior, atualize seus dados imediatamente quando alterar algo (inclusive se alguma criança da família mudou de escola!).

Fique atento!

Bolsa Família cancelado para averiguação, o que significa?

As revisões do bolsa família faz com que tenha o Programa Bolsa Família da Averiguação. O Programa Bolsa Família da Averiguação começou a partir de março de 2020 e cancelou todos os meses várias famílias com registros inconsistentes da renda per capital. Ou seja, famílias cuja renda ultrapassa de meio salário mínimo mensal, passaram por essa averiguação e revisões do bolsa família e teve o seu Bolsa Família cancelado.

revisão cadastral bolsa família 2021

Perdi o Bolsa Família, como reaver?

Caso você tenha perdido por causa das revisões do bolsa família, ainda pode reaver para verificar a possibilidade de receber seu benefício normalmente. Primeiramente, procure saber o porquê seu benefício foi cancelado através das revisões do bolsa família.

Para isso, faça uma consulta no Sistema de Benefícios ao Cidadão (conhecido também pela sigla SIBEC) da Caixa Econômica Federal, onde terá as informações sobre cada família que estão no programa. Basta ter em mãos os dados pessoais do titular da conta do benefício.

Assim que descobrir o motivo do cancelamento do Bolsa Família, o titular da conta deverá procurar uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) ou qualquer local que atenda o programa. A assistente social reavaliará todos os dados da família e informará o principal motivo do cancelamento por conta das revisões do bolsa família.

Como fazer consulta pública do Bolsa Família?

Para fazer a consulta pública do Bolsa Família a fim de verificar cancelamentos dadas pelas revisões do bolsa família, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site da Consulta Pública do Bolsa Família através do endereço https://www.beneficiossociais.caixa.gov.br/consulta/beneficio/04.01.00-00_00.asp;
  2. Selecione “Consulta benefício por família”;
  3. Informe o NIS e o CPF do chefe da família;
  4. Selecione “Consultar”;

Pronto! Na próxima página estarão disponíveis os valores liberados e os que já foram sacados do benefício.

Dessa forma, você poderá saber sobre a quantidade de movimentação de sua conta e evitar que as revisões do bolsa família cancele o seu benefício.

Veja o vídeo:



Compartilhar: