Skip to content

Salário Maternidade Automático é real? Confira dúvidas!





Entenda mais sobre o salário maternidade automático. Você sabia que toda mulher após o parto ou que adotou uma criança tem o direito de receber o salário maternidade? Provavelmente sim, certo? A novidade está no fato de que esse benefício passa a ser concedido de forma automática.

Isso significa que não é mais necessário realizar um processo burocrático para fazer receber o salário que é concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Hoje em dia, basta que os segurados realizem o registro da criança em um cartório que trabalhe juntamente com a Previdência Social.

O salário maternidade 2020 possui diversas regras e está fazendo com que muitas pessoas fiquem cheias de dúvidas, mas entenda que essa novidade não é complexa de ser compreendida. Ficou interessada em saber mais sobre esse direito das mulheres? Continue acompanhando esse artigo para saber tudo sobre esse assunto.




Confira:

O que é o Salário Maternidade Automático?

maternidade
Salário Maternidade Automático é real? Confira dúvidas!

O salário maternidade automático é a renda mensal fornecida para a mulher que se encontra em licença maternidade, ou seja, é um salário concedido automaticamente para quem finalizou o período de gestação.




Anteriormente, o salário maternidade não era entregue de forma automática, porém, desde 2018, os segurados não precisam ir até o INSS para executar o procedimento de solicitação do benefício. Atualmente, o pagamento é realizado de forma automática após o registro do bebê e essa é uma medida válida em todas as regiões do Brasil.

Essa é uma medida que chegou com o objetivo de modernizar diversos processos realizados pelo INSS. Outro objetivo é que o salário maternidade INSS automático desafogue as agências desse instituto, que acabam sofrendo com diversos requerimentos e poucos profissionais para realiza-los.

Como solicitar o Salário Maternidade Automático?





É essencial entender que o pagamento do salário maternidade automático é realizado após os pais registrarem a criança, como já mencionado no tópico acima. Essa medida só é capaz de ser realizado, pois os cartórios agora trabalham juntamente com o INSS.

Desta maneira, o órgão poderá fazer a consulta dos dados de cadastros da mãe e analisar se ela possui o direito a esse benefício. Isso significa que quando o pais realizam o registro no cartório, no momento de registrar a criança, as informações serão todas encaminhadas de forma automática para o INSS permitindo a liberação do pagamento.

Viu só como não é complexo ter acesso ao salário maternidade 2020? É importante ressaltar que esse procedimento só é válido para as crianças que são registradas em cartórios que conseguem enviar dados da Certidão de Nascimento pata o Sistema Nacional de Informações do Registro Civil (SIRC). Desta forma, é fundamental que antes de realizar o registro de uma criança, os pais procurem um cartório que esteja seguindo essas regras.

Como saber se meu Salário Maternidade foi liberado?




O salário maternidade automático é liberado quando os pais realizam o registro da forma informada previamente, ou seja, em cartórios que trabalham juntamente com o INSS. Se tudo for realizado da forma correta, o salário será liberado no dia de recebimento da renda.

No cenário onde esse benefício não seja repassado para a mãe que possui o direito, é necessário que a família procure por uma agência do INSS para resolver a pendência. Também há a possibilidade de entrar em contato pelo número 135 para que a situação seja regularizada. Quer saber mais sobre o salário maternidade benefício previdenciário? Acompanhe atentamente os próximos tópicos do artigo.

salário maternidade quem tem direito

Quais as principais dúvidas sobre Salário Maternidade?

Ainda há algumas dúvidas sobre o salário maternidade automático, certo? Esclarecemos algumas delas logo abaixo para você ficar por dentro desse assunto. Veja só! Dúvida #1: Quem tem direito a salário maternidade?

O salário maternidade será pago pela Previdência Social apenas as mães que são afastadas devido ao nascimento ou a adoção de uma criança, portanto, são essas famílias que possuem o direito.

Dúvida #2: Desempregada tem direito a salário maternidade? Sim, toda segurada que se encontra desempregada também possui o mesmo direito, além disso, quem é autônoma e contribui para a Previdência também poderá acessar esse benefício, assim como as MEI.

Dúvida #3: Salário maternidade carência: como funciona? O período de carência necessária, ou seja, o tempo mínimo para realizar contribuições para conseguir acessar esse benefício é de apenas um mês. Para saber quanto tempo a mãe receberá de benefício e qual é o valor, veja o tópico a seguir.

Quanto tempo dura e qual o valor atual?

O salário maternidade automático só é válido durante quatro meses, ou seja, a mulher receberá esse dinheiro durante 120 dias. O valor desse benefício será calculado de acordo com a média dos últimos salários que foram feitos de contribuição da mãe, ou seja, dos últimos doze meses e esse valor não poderá ser maior que o teto de R$ 5.645 do INSS.

Veja o vídeo:



Compartilhar: