Skip to content

Saiba os Serviços de Educação do Portal de Serviços





Se você tem dúvidas a respeito de como funcionam os serviços relacionados à educação no Novo Portal de Serviços do Governo, esse artigo foi escrito para você!

Aqui exploraremos as diversas páginas relacionadas a educação no Portal, além de ensinar o passo a passo de como se inscrever para o SISU.




Também listaremos aplicativos e serviços relacionados a educação que você ainda não conhece e podem ajudar você e o seu filho. Não perca!

Serviços Públicos Educação
Serviços Públicos Educação

Serviços de Educação: Inscreva-se no SISU





O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como Sisu, é um programa informatizado Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de educação superior (Universidades, institutos, entre outros) ofertam vagas para candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O Sisu é aberto duas vezes ao ano, uma no início, depois que são divulgadas as notas que os candidatos obtiveram no ENEM, e outra em julho, para as universidades e institutos que têm ingresso no segundo semestre e também para preencher as vagas remanescentes.  Em 2019 foram ofertadas 235 mil vagas no início do ano e 59 mil em junho, um número recorde desde que o Sistema de Seleção Unificada foi criado.

O procedimento de inscrição do SISU é bastante simples, porém para participar é necessário ter nota igual ou superior a 450 em todas as matérias do ENEM e não ter zerado a redação. Além disso, não há restrições quanta a renda ou nenhum outro tipo de discriminação.

Primeiro, é preciso ter em mãos o número de inscrição e senha do ENEM, que devem ter sido realizados previamente para que a inscrição no SISU seja possível.

Tendo isso em mente, acesse o site do SISU através desse link www.sisu.mec.gov.br e clique em “minha inscrição”. Então, informe os dados mencionados anteriormente (número de inscrição e senha).

Serviços de Educação: Acesse o App E-PNA

Com a era digital, muitas coisas passaram a ser feitas por meio de dispositivos móveis e computadores. Se engana, porém, quem acredita que isso se limita a serviços de entretenimento e diversão.

A educação também é um campo muito explorado pelas mídias digitais, por sua praticidade e por já contar com a simpatia dos jovens. Listamos a seguir alguns aplicativos que estão relacionados à educação e ajudam a ensinar e aprender, confira:

  • Mecflix
  • Duolingo
  • Issuu
  • Flipboard

Agora, basta escolher os cursos desejados em primeira e segunda opção e aguardar o resultado.

Como me Cadastrar no Novo Site do Governo?

Fazer o Cadastro no Novo Portal de Serviços do Governo é um processo muito simples e relativamente rápido de ser realizado. Nesse tópico, explicaremos passo a passo de como fazer isso sem grandes problemas, confira:

  • O primeiro passo é acessar o Novo Portal de Serviços do Governo por meio do link a seguir https://www.servicos.gov.br/
  • Depois, quando a página abrir, é necessário procurar no canto superior direito o ícone em que pode ser lido “Entrar l Cadastrar
  • Em seguida, uma nova janela será aberta, como exemplifica a imagem a seguir. Nela há a opção de informar seu CPF, mas isso só pode ser feito por aqueles que já possuem cadastro, por isso é necessário clicar em “Crie sua conta

Serviços de Educação Simples Nacional

  • Ao fazer isso, uma página em que é necessário informar seus dados como CPF, nome completo, telefone celular para receber SMS e E-mail, será aberta.
  • Então, após preencher os dados, é preciso validá-los respondendo a perguntas como o seu ano de nascimento ou nome da mãe.
  • Posteriormente, deve ser feita a habilitação do cadastro, informando um código que será enviado por SMS ou E-mail de acordo com os dados que você informou previamente.
  • O último passo para concluir o cadastro é, simplesmente, cadastrar uma senha e pronto!

Quais os Outros Serviços em Relação a Educação?

Além das facilidades referentes ao SISU, já comentadas nos tópicos anteriores, o Novo Portal também trata de questões referentes a assistências estudantis para alunos carentes, processos seletivos e matrículas para educação profissional, cursos de educação à distância, consulta de dados sobre a educação brasileira e muito mais.

Todos esses são muitíssimo simples de encontrar através da busca no próprio site.

Gostou desse conteúdo? Então não se esqueça de acessar os outros posts do blog → Meu INSS Online e saber ainda mais sobre o assunto!

Para saber ainda mais assista ao vídeo a seguir por meio deste link do Youtube:

Compartilhar: