Skip to content

Conheça os Todos os Serviços do INSS





Não conhece os serviços do INSS? Chegou ao lugar certo. Devido aos avanços tecnológicos, os serviços do INSS agora podem ser feitos pela internet.

Se antes, para ter acesso a central de serviços do INSS era necessário ter que sair de casa, hoje em dia, já existem serviços do INSS que não precisam de agendamento.




Além de disso, os novos serviços do INSS já integram ativamente a lista de serviços do INSS e estão disponíveis para os cidadãos.

INSS Digital

Surpreenda-se Com INSS Digital

Se você quer ter mais informações sobre os principais serviços do inss.gov.br, confira:

Serviços do INSS
Conheça os Todos os Serviços do INSS

Serviços do INSS – Para o Cidadão

Os principais serviços do INSS, voltados ao cidadão, são realizados dentro do portal meu INSS através do menu de serviços do INSS.




E mais, caso você não saiba como acessar o portal, não se preocupe. Neste artigo, você encontrará informações que te ajudarão a acessar o meu INSS e ter acesso a todos os serviços que falaremos hoje.

Confira a seguir quais são os principais serviços INSS online e confira os serviços do cidadão INSS disponíveis no portal meu INSS:

  1. Aposentadorias Urbanas
  2. Salário-Maternidade
  3. Agendamento
  4. Agendar Perícia Médica
  5. Consulta de Perícia Médica Agendada
  6. Resultado de Perícia Médica
  7. Consulta de Situação de Benefício
  8. Cópia de Processo
  9. Inscreva-se
  10. Revisão
  11. Rede de Atendimento
  12. Recurso
  13. Simulações
  • Aposentadorias Urbanas

 Este serviço permite que seja realizada a solicitação de Aposentadoria por Idade Urbana e Aposentadoria por Tempo de contribuição.



Além disso, dentro do portal meu INSS, no menu esquerdo, a opção “Aposentadorias Urbanas”, referente a este serviço, é a primeira da lista.

  • Salário-Maternidade

Clicando na opção “Salário-Maternidade Urbano”, localizada no menu esquerdo do portal meu INSS, é possível solicitar o benefício ligado ao salário-maternidade, após preencher todos os dados solicitados.

  • Agendamento

 Potencializando a qualidade e comodidade do atendimento para o cidadão, o agendamento de serviços do INSS permite uma maior organização das agências do INSS. E também  garante um melhor desempenho em cada unidade do Instituto Nacional do Seguro Social.

Para ter acesso aos serviços do INSS agendamento é necessário clicar na opção “Agendamentos / Requerimentos” localizada no menu esquerdo e criar um novo requerimento.

Ao entrar na página de Agendamento e Requerimento você terá acesso também a todos os serviços agendados INSS.

  • Agendar Perícia Médica

 Para utilizar os serviços do INSS auxilio doença e agendar sua perícia médica, é necessário clicar em “Agende sua perícia” no menu esquerdo do portal e clicar em “AGENDAR NOVO”.

 Nesta página, você também poderá agendar um adiamento de uma consulta marcada, clicando na opção “AGENDAR PRORROGAÇÃO”.

  • Consulta de Perícia Médica Agendada

 Para consultar informações como agência do INSS, data e horário, referentes a sua consulta de perícia médica agendada, basta acessar o site:  https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/consulta-de-pericia-medica-agendada/ e seguir as instruções.

  • Resultado de Perícia Médica

 Com os serviços do INSS resultado de perícia, você pode ter acesso ao resultado da sua perícia médica.

Clique na opção “Resultado de Perícia Médica”, localizada no menu de serviços do INSS, na parte esquerda do portal meu INSS.

  • Consulta de Situação de Benefício

Para fazer o uso dos serviços do INSS consulta de situação de benefício e acompanhar de maneira on-line a situação do seu requerimento ou pedido de benefício – serviços INSS. Clique na opção do menu esquerdo “Agendamentos / Requerimentos”.

  • Cópia de Processo

Basta clicar na opção “Agendamentos / Requerimentos“ do menu esquerdo do portal e solicitar a cópia dos seus processos no INSS através de um novo requerimento referente ao serviço de cópia de processo.

  • Inscreva-se

Este serviço de INSS é voltado a todas as pessoas que tenham mais de 16 anos e ainda não se filiaram ao Regime Geral da Previdência Social para realizar suas contribuições e ter direito a diversos benefícios previdenciários.

Se você já tem o número de NIS, PASEP ou PIS, não será necessário fazer o uso desse serviço. Você poderá realizar sua inscrição de maneira on-line através do site https://cnisnet.inss.gov.br/ e obter seu NIT (Número de Identificação do Trabalhador).

  • Revisão

O cidadão que não concorda com algum critério usado na entrega da sua Certidão de Tempo de Contribuição ou do seu benefício, poderá solicitar uma nova análise da respectiva concessão ao INSS através do serviço de Revisão.

A utilização do serviço de Revisão também é feita pelo portal do meu INSS, escolhendo a opção do menu esquerdo “Agendamentos / Requerimentos” e criando um novo requerimento de Revisão – Atendimento a distância.

  • Rede de Atendimento

Usando o serviço de Rede de Atendimento, disponível na opção “Encontre uma Agência”, localizada no menu esquerdo, é possível encontrar as agências da previdência social mais próximas de você. Você poderá realizar a sua consulta através do seu CEP, endereço ou local atual.

  • Recurso

O serviço recurso permite que, caso você não concorde com a decisão referente ao seu pedido, solicite uma nova análise ao INSS em até 30 dias após o resultado – serviços do INSS.

Escolha a opção “Agendamentos / Requerimentos”, no menu esquerdo, e clique em “Novo Requerimento” para selecionar o serviço “Recurso – Atendimento a distância”.

  • Simulações

Com os serviços do INSS simulação, você pode calcular quanto tempo falta para poder se aposentar e o quanto receberá do benefício.

Para isso, basta clicar em “Simulação de Tempo de Contribuição”, no menu esquerdo, e calcular seu tempo de contribuição, ou calcular seu tempo de contribuição manual, caso ainda não tenha criado seu LOGIN no portal.

Para calcular o valor do benefício,clique no link https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/conrmi/conrmiInicio.xhtml e siga as instruções da página.

Serviços de INSS Ligados a Atualização:

  1. Atualização de Dados Cadastrais
  2. Atualização de Endereço de Beneficiário
  3. Atualização de Tempo de Contribuição
  4. Transferência de Benefício
  • Atualização de Dados Cadastrais

Caso existe alguma divergência nas suas informações cadastradas e de contato, você poderá fazer o uso deste serviço para solicitar ao INSS correção das suas informações cadastradas.

Dentro do portal meu INSS, através da opção “Agendamentos / Requerimentos”, localizada no menu esquerdo, você poderá criar um novo requerimento para realizar a atualização de dados cadastrais.

  • Atualização de Endereço de Beneficiário

Para alterar o endereço de sua residência pela internet, clique no link https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/atucadend/atucadendInicio.xhtml, insira as informações solicitadas e altere o seu endereço.

  • Atualização de Tempo de Contribuição

Através desse serviço, é possível solicitar ao INSS o acerto de informações divergentes relacionadas ao tempo de contribuição, por meio do preenchimento do Requerimento de Atualização. Que deverá ser apresentado no momento do atendimento.

Clique no link para baixar o arquivo e preencher o seu requerimento: https://www.inss.gov.br/wp-content/uploads/2017/05/in77PRESINSSanexoXXIII.doc .

  • Transferência de Benefício

É a partir deste serviço que o usuário consegue alterar a agência do Instituto Nacional do Seguro Social encarregada pelo seu benefício, realizando o agendamento na unidade do INSS de sua preferência.

Para realizar a transferência de benefício, dentro do menu esquerdo do portal do meu INSS, clique e “Agendamentos / Requerimentos” e crie um novo requerimento para “Transferir benefício para outra agência da previdência social”.

Serviços do INSS Referentes ao Pagamento

Serviços do INSS Previdência Social Referentes ao Pagamento

  1. Cálculo da Guia da Previdência Social – GPS
  2. Carta de Concessão do Benefício
  3. Débito Automático da Guia da Previdência Social (GPS)
  4. Extrato de Pagamento de Benefício
  • Cálculo da Guia da Previdência Social – GPS

Este serviço permite que você gere a sua GPS (Guia da Previdência Social), sem precisar de se deslocar até uma unidade de atendimento da Receita Federal.

Para calcular guia/carnê, clique no link http://sal.receita.fazenda.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/index.xhtml e siga as instruções da página.

  • Carta de Concessão do Benefício

Para ter acesso a este documento, que informa os dados relacionados ao pagamento do seu benefício, você poderá utilizar os serviços INSS carta de concessão. Clicando na opçãom “Carta de Concessão de Benefício”, que se encontra como uma opção no menu esquerdo do portal meu INSS.

  • Débito Automático da Guia da Previdência Social (GPS)

Este serviço permite ao cidadão programar o débito automático das suas contribuições à previdência social. Para contar com a comodidade deste serviço, será necessário verificar se o seu banco disponibiliza essa opção.

  • Extrato de Pagamento de Benefício

Além de permitir aos beneficiários realizar a comprovação de renda detalhada, incluindo a data, os valores e a instituição financeira responsável pelo pagamento do benefício, este documento pode ser solicitado pela internet.

Dentro do portal do meu INSS, clicando na opção do menu esquerdo “Extrato de Pagamento de Benefício”, você poderá solicitar este documento ao INSS sem precisar sair de casa.

Serviços Sociais INSS Relacionados a Documentos

  1. Extrato para Imposto de Renda (IR)
  2. Certidão de Tempo de Contribuição (CTC)
  3. Declaração de Regularidade da Situação do Contribuinte Individual – DRSCI
  4. Extrato Previdenciário (CNIS)
  5. Cadastrar Declaração de Cárcere/Reclusão
  • Extrato para Imposto de Renda (IR)

Para solicitar o Extrato para Imposto de Renda ao INSS pela internet, clique no link https://extratoir.inss.gov.br/irpf01/pages/consultarExtratoIR.xhtml e insira as informações solicitadas.

  • Certidão de Tempo de Contribuição (CTC)

O servidor que ainda não possui a Certidão de Tempo de Contribuição poderá solicitar este documento no portal meu INSS, clicando em “Agendamentos / Requerimentos”, no menu esquerdo, e criando um novo requerimento respectivo a este serviço.

Para realizar a Consulta Certidão de Tempo de Contribuição (RGPS), clique no link https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/ctc/ctcIntranet.xhtml e preencha o formulário.

  • Declaração de Regularidade da Situação do Contribuinte Individual – DRSCI

A DRSCI pode ser emitida através do portal meu INSS, clicando na opção “Declaração para o Contribuinte Individual (DRSCI) ”, localizada no menu esquerdo.

Clicando no link https://meu.inss.gov.br/central/autenticidade.html, você poderá confirmar a autenticidade da declaração, sem precisar de senha.

  • Extrato Previdenciário (CNIS)

Todas as conexões previdenciárias e trabalhistas que constam no seu CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) podem ser obtidas através da utilização dos serviços INSS BR central extrato CNIS.

Para fazer o uso dos serviços do INSS CNIS e realizar a solicitação, clique na opção “Extrato Previdenciário (CNIS)”, presente no menu esquerdo do portal meu INSS.

  • Cadastrar Declaração de Cárcere/Reclusão

Para cadastrar esta declaração e evitar a suspensão do pagamento referente ao auxílio reclusão, é necessário criar um novo requerimento respectivo a este serviço, após clicar na opção “Agendamentos / Requerimentos”, do menu esquerdo.

Serviços do INSS para Empresas

Atualmente, o INSS conta com quatro serviços do INSS, entre todos os serviços disponíveis voltado às empresas de maneira on-line.

Enquanto apenas dois desses serviços do INSS – INSS são liberados a todas as empresas, os outros dois benefícios são liberados apenas para as empresas conveniadas já cadastradas.

Portanto, os serviços INSS BR da central disponíveis a todas as empresas são:

  • Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT:

Esse processo é obrigatório a todas empresas, que devem comunicar a Previdência Social sempre que seus funcionários se envolverem em um acidente de trabalho, no máximo até 00:00 do dia útil seguinte.

A comunicação precisa ser imediata, em caso de morte. Facilitando o registro da CAT, o INSS disponibiliza um aplicativo on-line que tona este processo mais cômodo.

Também pelo o aplicativo, é possível gerar o formulário da CAT em branco para ser preenchido de forma off-line, em último caso, e ser levado até uma agência mais próxima do INSS.

Para baixar o aplicativo de 5MB, clique no link: http://cat.inss.gov.br/servicos/cat/cat.shtm. Após ler todas as informações da página, basta clicar em download na parte inferior da tela.

  • Consulta Benefícios por Incapacidade:

A consulta benefícios por incapacidade é um dos serviços exclusivos para empresas e permite que a instituição possa protocolar a solicitação de benefícios por incapacidade, tendo acesso também às decisões administrativas relacionadas aos benefícios solicitados.

Para utilizar o serviço de Consulta benefícios por incapacidade, acesse o  link http://www3.dataprev.gov.br/conadem/ConsultaAuxDoenca.asp, informe o número do seu CNPJ e a senha criada para sua Empresa.

Caso ainda não tenha a senha, poderá cadastrá-la clicando no link http://cobaut.receita.fazenda.gov.br/pls/pradar/pkg_baixa_empr_Senha.pr_BewSenha?wOndeVeio=2 ou, caso prefira, poderá realizar o processo pessoalmente em uma unidade da Receita Federal.

Serviços Disponíveis Apenas para as Empresas Conveniadas

  • Módulo de Download de Dados de Créditos

O serviço Módulo de Download de Dados de Créditos consiste em disponibilizar os arquivos, em formato TXT, de informações de créditos.

As informações contidas nestes arquivos disponibilizados via download são as mesmas encontradas nas RCEC’s – Relação de Créditos de Empresas Conveniadas.

Se sua empresa é conveniada, basta acessar o link http://www.dataprev.gov.br/servicos/empconv.html e clicar no botão “Download dos arquivos” localizado na parte inferior da página.

Caso você ainda não tenha solicitado o seu cadastro, envie um e-mail contendo o nome da empresa conveniada, órgão pagador, CNPJ, nome, telefone e e-mail para contato, para o e-mail convenios.acordos@previdencia.gov.br.

  • Requerimento de Auxílio-Doença para Empresas Convenentes

O serviço de Requerimento de Auxílio-Doença para Empresas Convenentes permite a realização do requerimento do benefício de auxílio-doença.

Esse serviço voltado apenas para as Empresas Conveniadas exige o preenchimento das informações solicitadas, referentes ao requerente, para que possa solicitar o benefício.

Se sua empresa é conveniada, basta clicar no link http://www010.dataprev.gov.br/Benef_conve/auxdoe/auxdoe.htm e clicar no botão “Requerimento” localizado na parte inferior da página.

Serviços aos Cartórios e Regimes Próprios de Previdência

Nessa categoria de serviços do INSS, existem três serviços on-line disponíveis, confira:

  • Serviço de Autenticação Central – SIRC
  • Sistema de Controle de Óbitos – SISOBI
  • Sub-sistema de Download de Dados de Óbitos – SDO
  • Serviço de Autenticação Central – SIRC

Dentro do SIRC ocorre o registro e alterações dos dados civis de nascimento, casamento, óbito e natimortos, de maneira online e protegida por esta plataforma digital.

Para ter acesso ao Serviço de Autenticação Central clique no link https://geridinss.dataprev.gov.br/ e insira seu CPF e senha cadastrada.

  • Sistema de Controle de Óbitos – SISOBI

O acesso ao sistema de controle de óbitos é realizado através do programa SEO-Cartório, que já está em sua 3.1 versão.

O cartório que ainda conte com uma versão inferior a 3.1 do SEO-Cartório, deverá desinstalar e atualizar a nova versão. Para isso, clique no link http://www.dataprev.gov.br/sisobi/ e siga as instruções fornecidas na página.

  • Sub-sistema de Download de Dados de Óbitos – SDO

Este serviço oferece downloads de dados de óbitos enviados pelos cartórios de todo o território nacional, sendo que é possível encontrar sempre as últimas informações que foram registradas.

Para saber mais e obter acesso a este serviço, clique no link http://sisobi.inss.gov.br/servicos/arqsisobi.shtm Leia as informações e faça o download dos dados após inserir o seu usuário e senha na parte inferior da tela.

Acesse o Portal de Meu INSS

Para ter acesso a todos os serviços do INSS previdência disponíveis no portal, é necessário cadastrar senha serviços INSS.

Para criar o seu número de acesso – serviços INSS, siga os seguintes passos:

  1. Clique no link https://meu.inss.gov.br/central/#/;
  2. Escolha a opção “Entrar” no canto superior direito do site;
  3. Clique em LOGIN e, no final da página que se abriu, clique em “CADASTRE-SE”;
  4. Clique novamente em “CADASTRE-SE”;
  5. Crie seu cadastro, inserindo os seus dados conforme solicitado.

Acesse o Portal de Meu INSS

Agende Atendimento no INSS

Para ter acesso a alguns serviços INSS digital, não é necessário criar LOGIN dentro do portal de meu INSS.

Estes serviços online que podem ser utilizados sem a criação de um LOGIN, exigem na maioria das vezes, o agendamento e comparecimento a uma unidade do Instituto Nacional do Seguro Social.

Caso não queira criar o LOGIN para ter acesso aos serviços INSS – área do usuário e prefira agendar o atendimento dos serviços disponibilizados para quem não tem registro no portal, siga as seguintes instruções:

Clique no link https://meu.inss.gov.br/central/#/;

  1. Clique em ” Agendamentos / Requerimentos “, localizado no menu esquerdo;
  2. Preencha o formulário, informando seu nome, CPF e data de nascimento, marque a caixa “Não sou um robô”;
  3. Clique em “CONTINUAR SEM LOGIN”;
  4. Clique em “NOVO REQUERIMENTO”, no canto inferior direito;
  5. Selecione o serviço desejado.

Quer Saber mais? Disque 135 ou 0800

Quer agendar o seu atendimento por telefone ou tirar alguma dúvida que não foi esclarecida sobre os serviços?

  • 135 INSS e 0800 INSS.

Os números 135 ou 0800 728 0191 estão disponíveis para os beneficiários de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília).

Caso os serviços INSS estejam fora do ar, você poderá entrar em contato com o INSS através da mesma central de atendimento.

Para mais informações relacionadas a carta de serviços do INSS, leia nosso artigo  exclusivo:  →  MEU INSS: Tudo o que você precisa saber sobre esse Novo Recurso Online

Assista ao vídeo.