Skip to content

Simulação de Aposentadoria pode ser feita online!

Faça sua simulação de aposentadoria de forma simples e rápida pela internet! Para quem está se aproximando da aposentadoria, o tempo é uma verdadeira contagem regressiva, não é verdade?





Mas, ao procurar saber quanto tempo falta para se aposentarem, é comum surgirem muitas dúvidas nas pessoas. Informações conflitantes e desatualizadas na internet dificultam que se possa fazer um cálculo real do tempo que falta para a tão sonhada aposentadoria.

Porém, o que muita gente não sabe é que existem ferramentas online para fazer uma simulação de aposentadoria de forma bem simples e rápida, sem que você precise ficar quebrando a cabeça com as regras do benefício.

Neste artigo, vamos esclarecer tudo que você precisa saber sobre a simulação de aposentadoria. Aqui você vai ficar sabendo como e onde fazer sua simulação de aposentadoria INSS e também a simulação de aposentadoria privada.

Além disso, vamos explicar se o valor da simulação é exato ou aproximado, quais informações você precisa ter para fazer sua simulação de aposentadoria, entre outros temas para você não ter complicações com a sua simulação.




Confira:

Onde fazer Simulação de Aposentadoria do INSS?

simulação aposentadoria
Simulação de Aposentadoria pode ser feita online!

Como dissemos, as informações sobre aposentadoria na internet muitas vezes são desencontradas ou estão desatualizadas, o que deixa muitos trabalhadores confusos quando querem calcular o tempo de contribuição que falta para se aposentarem.

Para piorar, a Reforma da Previdência trouxe alterações recentes nas regras da aposentadoria, aumentando ainda mais a confusão em torno do tema.

É por isso que a melhor forma de calcular o tempo de contribuição faltante para sua aposentadoria, bem como os valores do benefício, é fazer uma simulação de aposentadoria online.

Trata-se se uma ferramenta disponibilizada pelo próprio INSS em seu Portal, neste endereço:

  • https://meu.inss.gov.br/

Com a simulação aposentadoria calculadora do INSS, é possível fazer uma simulação de aposentadoria atual sem correr o risco de cair em informações erradas ou desatualizadas. Quer saber passo-a-passo como fazer sua simulação de aposentadoria? Confira em detalhes no tópico abaixo!

Como fazer Simulação de Aposentadoria Online?





Como mencionamos, o simulador de aposentadoria atual funciona dentro do sistema “Meu INSS”, que faz parte do Portal do órgão.

O sistema já está atualizado de acordo com as novas regras da Previdência. Para fazer uma simulação de aposentadoria após Reforma, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal “Meu INSS”, neste endereço: https://meu.inss.gov.br/;
  2. Clique em “Entrar”, depois em “Login”. Caso seja o seu primeiro acesso, será necessário criar o seu cadastro. Para isso, clique em “Crie sua Conta”;
  3. Digite o seu CPF e sua senha do “Meu INSS” (criada no momento do cadastro);
  4. Ao entrar no sistema, no menu à esquerda, clique em “Simular Aposentadoria”;
  5. Siga os próximos passos, preenchendo as lacunas com todos dados solicitados.

Pronto! Ao final do processo, será mostrada sua simulação de aposentadoria!

Onde simular Aposentadoria privada na internet?





Se você possui um plano de aposentadoria privada, saiba que também pode fazer uma simulação de aposentadoria pela internet.

Mas, para simular aposentadoria privada, o processo é realizado pela própria instituição que oferece o plano. Praticamente todos os planos de aposentadorias privadas possuem uma ferramenta online para simulação.

No caso da simulação aposentadoria Bradesco, por exemplo, o processo pode ser feito neste endereço:

  • https://simuladorprevidencia.mybluemix.net/main/previdencia/home

Já o simulador de aposentadoria Brasilprev, que é a ferramenta de simulação aposentadoria do Banco do Brasil, está disponível neste endereço:

  • https://www1.brasilprev.com.br/simulador-nova-previdencia.html

O banco Santander também possui planos de aposentadoria. Para fazer uma simulação de aposentadoria Santander, acesse este endereço:

  • https://www.santander.com.br/atendimento-para-voce/simuladores/simulador-previdencia

Outros planos de previdência privada possuem simuladores semelhantes. Caso seu plano não seja um desses que listamos acima, consulte o site da empresa ou do plano para obter informações.

simulação

Os valores são corretos ou aproximados?

As informações mostradas na simulação de aposentadoria, seja pela ferramenta do INSS ou nas ferramentas dos planos de previdência privada, devem ser exatas.



É claro que, para isso, é necessário que o trabalhador insira os dados corretos na hora de fazer uma simulação. Qualquer erro no preenchimento dos dados pode acarretar diferenças nos resultados.

Portanto, muita calma nessa hora! Ok, mas, afinal de contas, quais são as informações que preciso ter em mãos para fazer minha simulação de aposentadoria?

Confira abaixo abaixo.

Quais informações são solicitadas em uma Simulação?

Para realizar corretamente sua simulação de aposentadoria, uma das principais informações que você precisa ter é sobre o seu tempo de contribuição. Você precisa inserir no sistema o tempo exato que trabalhou de carteira assinada.

É nesse momento que muitos erram ao simular aposentadoria pelo INSS, pois nem sempre possuem todos os seus anos de contribuição comprovados.

Além do tempo de contribuição, você também precisa informar corretamente todas as contribuições que você realizou desde julho de 1994 até hoje. Se não tiver essa informação, você pode acessá-la pelo seu Extrato Previdenciário no Portal do “Meu INSS”.

Viu como é fácil fazer uma simulação de aposentadoria pela internet? Para complementar as informações deste artigo, assista a esse vídeo bem didático:



Compartilhar: