Skip to content

Aprenda a solicitar pagamento de benefício não recebido e quanto tempo demora!

Se você é um segurado da previdência social e está tendo problemas com o pagamento de seus valores, como atrasos ou até mesmo não recebendo, nós temos algumas dicas bem interessantes para você resolver esta pendencia junto ao INSS.

Pois bem, se você deseja solicitar pagamento de benefício não recebido quanto tempo demora, venha conosco, na leitura deste artigo, que vamos lhe mostrar.

Somos um blog que busca informações na internet ou em sites oficiais e levamos estes dados de forma estruturada até você.

Portanto, se esta é a sua dúvida, saber em quanto tempo, recebemos os benefícios atrasados pagos pelo INSS, observe nos tópicos abaixo e nele você encontrará todas as respostas:

Regras para solicitar pagamento de benefício não recebido e quanto tempo demora

requerimento para solicitar pagamento de benefício não recebido quanto tempo demora
Coprodução Internet/Google

Para pedir benefício INSS atrasado, você deve em primeiro lugar, identificar quais são as causas destes não pagamentos ou se for o caso, destes atrasos.

Depois de identificar essas causas, faça uma revalidação de seus dados cadastrais, inclusive de seus dados bancários. Todos esses acertos devem ser realizados na plataforma virtual https://meu.inss.gov.br/central/#/login ou pelo número 135.

Porém, as principais regras de suspensão e não recebimento de valores de benefícios já autorizados pelo INSS, são as listadas abaixo. Você não tendo essas pendencias abaixo, dificilmente seu benefício será suspenso:

  1. Ausência em perícias ou de prova de vida.
  2. Benefício suspenso por suspeita de irregularidade.
  3. Dados cadastrais incompletos, inclusive os bancários.
  4. Não comparecimento ao processo de reabilitação.

Tem como solicitar pagamento de benefício não recebido pelo aplicativo?

Sim, você tanto pode solicitar pagamento de benefício não recebido quanto tempo demora, pelo aplicativo do seu aparelho celular, como pode requerer também pelo seu computador. A forma de acesso é a mesma, basta ter um login e uma senha e entrar em https://meu.inss.gov.br/central/#/login.

O fato de você poder acessar esta página do INSS para resolver benefícios suspensos ou em atraso, nos dois equipamentos, só vem ratificar a posicionamento do INSS, em desburocratizar o atendimento, fazendo com que o segurado não perca tempo com deslocamentos desnecessários. Ele pode realizar este requerimento de sua própria residência.

Solicitar pagamento de benefício não recebido passo a passo

Para o requerimento de regularização de benefício INSS não recebido ou suspenso, você pode fazer no site, conforme os passos a seguir, de forma bem simples e segura, pela plataforma virtual do MEU INSS. Você poderá acessar pelo seu computador ou pelo seu celular:

  1. Faça login no Meu INSS. Como você já é um segurado que recebe benefícios do INSS, você já deve ter se cadastrado e tem um login e uma senha.
  2. Será aberta uma tela com vários ícones. Clique na opção Agendamentos/Solicitações. Ela fica do lado esquerdo, logo abaixo.
  3. A seguir você terá várias opções de serviços, porém Clique no ícone de Novo Requerimento e selecione o serviço que você desejar e atualize a página.
  4. Análise e confira se seus dados cadastrais e de contato estão corretos e depois clique em Avançar.
  5. A partir daí, preencha os dados necessários para concluir o seu pedido de pagamento dos benefícios atrasados.
  6. No final, será gerado um número do protocolo e com ele você poderá acompanhar o resultado.
benefício INSS não recebido
Coprodução Internet/Google

Quem tem direito de receber esses valores atrasados

Para solicitar pagamento de benefício não recebido quanto tempo demora pelo site ou pelo número 135, irá depender por quais motivos seu benefício foi suspenso e se você resolveu a pendencia em tempo hábil.

A seguir listamos os principais motivos de suspensão, que deverá ser habilitados novamente, ou seja considerados ativos, para que você possa receber os valores em atraso:

  1. Faltar as perícias solicitadas ou de prova de vida. Para esta regularidade você deve comparecer presencialmente a um posto físico de atendimento.
  2. Benefício suspenso por suspeita de fraude ou irregularidades. Nestes casos, deve comprovar através de documentos, que o benefício é regular.
  3. Dados cadastrais incompletos, inclusive os bancários. Nestes casos, é só atualizar na base de dados do INSS.
  4. Não comparecimento ao processo de reabilitação. Isto pode ocorrer quando você está em gozo de um auxílio doença ou acidentário e o INSS se lhe encaminha para uma reabilitação, com o objetivo de lhe dar alta e você não vai.

Lembrando que, em todos os casos de solicitação de reembolso de pagamento de valores de benefícios em atraso, deve ser realizado através de um requerimento no portal do MEU INSS ou pelo número 135.

Como são feitos os pagamentos atrasados e quanto tempo demora

Para saber se o requerimento para solicitar pagamento de benefício não recebido quanto tempo demora e como são realizados esses pagamentos, veja a nossa dica a seguir:

Uma vez regularizada a pendencia ou irregularidade que impedia a realização destes valores, esse pagamento será realizada da mesma forma que os pagamentos eram realizados, ou seja, na sua conta corrente.

Com relação ao prazo, a partir do momento que você faz a solicitação do requerimento e cumpre com as exigências para sanar as pendencias, pode levar de 45 a 60 dias.

O acompanhamento deste processo, é realizado através do site MEU INSS, usando um protocolo que é liberado para você, quando você finaliza o seu requerimento.

Espero que este artigo o tenha ajudado a conhecer a forma de solicitar valores não pagos pelo INSS que estão atrasados, referente a benefícios em gozo. Não perca Tempo! Entre agora na nossa página e aproveite o conteúdo de nosso blog: URL: https://meuinssonline.com e veja outros artigos.

Gostaria de informar aos leitores que nosso objetivo é auxiliá-lo com informações mais precisas e de fácil entendimento sobre o assunto. Somos um blog que busca informações em sites oficiais, jornais, na própria internet e levamos estes dados de forma estruturada até você.

Compartilhar: