Skip to content

Suspensão de Perícias é mantido pelo INSS, entenda!





Quer saber como anda a suspensão de perícias? Acompanhe as últimas informações sobre o assunto! A necessidade de isolamento social devido a quarentena, pegou todo mundo de surpresa. Com isso, diversos serviços do Governo precisaram ser adaptados.

Isso aconteceu também com INSS, que precisou suspender os serviços de atendimento presenciais como a perícia, por exemplo. Mas a dúvida agora é: Como ficam os atendimentos de perícias? E como é possível solicitar o benefício sem ir até agência do INSS?

Se você precisa passar pela perícia do INSS, possivelmente já deve ter feito essas mesmas perguntas. Afinal, quem precisa de um benefício não pode ficar aguardando a retomada das atividades a normalidade, não é mesmo?

Para te ajudar a entender mais a respeito deste assunto, nós preparamos este artigo. Onde vamos explicar quais são as medidas que estão sendo adotadas pelo INSS para atender a população, após a suspensão das perícias do INSS.




Não deixe de acompanhar nosso conteúdo até o final, para se manter bem informado.

Quando começou a Suspensão de Perícias do INSS?

perícias agendadas inss
Suspensão de Perícias é mantido pelo INSS, entenda!

A suspensão de perícias do INSS entrou em vigor em março de 2020, e vem gerando dúvidas até hoje nos beneficiários que precisam dos serviços. Isso porque a perícia, é uma etapa importante no processo de pedido do benefício do INSS.




Afinal, é por meio da perícia médica, que se torna possível comprovar que um segurado tem direito ao benefício do INSS. Seja ele auxílio doença, auxílio acidente ou ao Benefício de Prestação Continuada, também conhecido como LOAS.

Quais os motivos da Suspensão de Perícias?

De acordo com informações divulgadas pelo próprio INSS, a medida de suspensão dos atendimentos presenciais e das perícias agendadas nas agências, tem como objetivo preservar a saúde dos funcionários e da população.

Com as agências do INSS fechadas para atendimento, é possível reduzir a aglomeração no ambiente e assim minimizar o risco de contágio da doença entre as pessoas que circulam diariamente pelo local. Em especial, para aquelas pessoas consideradas do grupo de risco.




No site do INSS, você pode acompanhar o comunicado emitido pela instituição, informando a situação das perícias. (https://www.inss.gov.br/segurados-sao-dispensados-da-pericia-medica-presencial/)

Como o auxílio doença está sendo liberado então?

Pode ser agora que você esteja se questionando: E agora como estão sendo liberados os benefícios, sem as perícias no INSS? A boa notícia, é que os segurados podem enviar o atestado médico e solicitar o benefício através da internet, por meio do site e do aplicativo Meu INSS.

Como enviar o atestado para perícia pela internet?

Caso você atenda todos os requisitos para solicitar o benefício, como auxílio doença ou BPC, é importante que você tenha em mãos o atestado médico que comprove a sua situação. Depois disso é só acessar o aplicativo ou o portal do Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/), fazer o login inserindo o seu CPF e sua senha (caso ainda não tenha será necessário criá-la).



Em seguida, você deve selecionar o benefício que pretende solicitar. Preencher o formulário e fazer o upload do atestado médico, ou seja, fazer uma foto do atestado e anexar no site. Se for necessário fazer o upload de outros documentos, o próprio sistema irá indicar.

Como é feito o processo de análise? Vou ter meu benefício atendido?

Após o recebimento das informações que você enviou por meio do sistema Meu INSS, os peritos e outros funcionários que também estão trabalhando de forma remota, irão fazer a análise dos dados.

Com base nessas informações e nas perícias médicas remotas poderão determinar se você deve ou não receber o auxílio ou benefício. Ainda de acordo com informações do INSS, os profissionais que estão cuidados dos pedidos de benefícios possuem metas de produtividade, através do trabalho remoto. Dessa forma, o instituto pode ter um controle maior dos serviços que estão sendo prestados pelos funcionários, e garantir que os pedidos sejam analisados de forma mais ágil e eficiente.

perícias

Existem novas regras para requerer o auxílio?

As regras para solicitar auxílio doença, ou outro tipo de benefício como BCP continuam as mesmas. Exceto pela suspensão da perícia médica canceladas de forma presencial provisoriamente, e envio do atestado pela internet, como comentamos no tópico anterior aqui do artigo.

E caso o segurado esteja solicitando o BCP, enquanto aguarda na fila poderá receber um adiantamento de R$600,00. Como forma de receber recursos, até que sua situação seja analisada resolvida.

Quando volta a perícia presencial?

Apesar da perícia online contribuir com os segurados que precisa solicitar algum tipo de benefício ao INSS, muitas pessoas não tem familiaridade com a internet, e preferem passar pela perícia pessoalmente.

Por enquanto, o INSS ainda não divulgou as datas de retorno da perícia presencial, mas no portal Meu INSS, já foi divulgada a data de reabertura das agências no dia 19 junho.

Como obter maiores informações com o INSS?

Em caso de dúvidas sobre como enviar os documentos para a perícia online, ou até mesmo sobre outros assuntos relacionados ao benefício, basta entrar em contato através do telefone do INSS 135. Aqui em nosso blog, você também acompanha mais informações sobre o assunto não deixe de acompanhar!

Veja o vídeo:



Compartilhar: