Skip to content

Transferir Benefício de Banco – Passo a passo simples!

Nos últimos anos, houve diversas mudanças no INSS e no pagamento dos benefícios, causando assim muitas dúvidas para os beneficiários na hora de transferir um benefício, seja entre bancos, de Estados, tipos de contas, ou até mesmo do beneficiário para a viúva ou outros dependentes.

Além disso, muitas pessoas têm dúvidas se podem transferir seu benefício para outras pessoas e como realizar esse procedimento. Só que antes de detalhar como transferir benefício para outra agência da previdência social é importante dar um aviso e ressaltar que este não é o site oficial e não tem ligação com as instituições.

O nosso único objetivo é auxiliar os usuários, com a divulgação de informações de domínio público encontradas na própria internet, em sites oficiais e na imprensa. Por isso, sempre se certifique antes de tomar qualquer decisão.

Pensando nisso, criamos este artigo repleto de dicas para você. Também montamos um guia com instruções para você seguir em algumas situações, como no caso de transferências dos locais onde recebe o benefício, de tipos de contas e em caso de morte de cônjuges.

Abaixo você confere nossas dicas para transferir seu benefício de forma rápida e sem complicações!

Transferir benefício de banco é possível?

transferir benefício inss para outro estado

Sim, é possível transferir o benefício INSS para outro banco. A mudança pode ser para outra agência do mesmo banco e entre bancos, por exemplo: do banco A para o B. Em ambos os casos, você pode ir ao local onde deseja receber seu benefício (nova agência ou banco) e pedir para transferir seu auxílio.

Lembre-se de levar seu cartão, um documento de identificação que tenha foto, podendo ser a Identidade ou Carteira de Motorista, por exemplo. Além disso, é importante levar a senha atual do cartão e o número do benefício do INSS. Outra opção, é solicitar a transferência pelo site Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou pelo app: Meu INSS.

Não se esqueça, a conta para a qual você vai transferir precisa ser sua, não podendo ser de terceiros e não são cobradas taxas para essa transferência, inclusive, se quiser, pode transferir esse benefício para outra agência do INSS.

Como transferir benefício de banco passo a passo?

Como dito anteriormente, para transferir seu benefício entre agências ou bancos, você pode ir pessoalmente ao banco/agência ou você pode acessar a plataforma Meu INSS e solicitar a transferência. Para fazer a mudança de forma digital, siga as dicas abaixo:

  • Acesse a plataforma: Meu INSS, isso pode ser feito pelo site (meu.inss.gov.br) ou pelo aplicativo (disponível para Google Play ou APP Store);
  • Entre na sua conta usando seu CPF e senha;
  • Clique em Agendamentos/Requerimentos e marque a opção “Novo Requerimento”;
  • Na caixa de busca digite a palavra “pagamento”;
  • Depois clique em Alterar Local ou Forma de Pagamento;
  • Em seguida, preencha com os dados conta para a qual você quer transferir;
  • Leia as informações e dê ok para a sua solicitação;
  • Você receberá logo em seguida a confirmação por SMS, e-mail ou mensagem na plataforma do status do seu pedido. Caso seja indispensável o atendimento presencial, você será avisado.

Depois de aprovada sua solicitação, seu benefício entrará na conta desejada, no mesmo dia que antigamente.

Como transferir o benefício de aposentado para a viúva?

Quando um beneficiário morre, o auxílio pode ser transferido para os dependentes, como filhos até 21 anos de idade, exceto em situação de invalidez ou deficiência, em que o benefício se estende para toda a vida ou para o cônjuge, em uma união estável ou que esteja divorciado judicialmente, mas que recebia pensão alimentícia.

O benefício também pode ser passado para os pais de quem morreu, caso estes declarem dependência econômica. Com a nova Reforma da Previdência, o valor da pensão de morte foi recalculado, sendo de 50% do valor do benefício mais 10% para cada dependente, não podendo passar de 100%.

Ou seja, numa situação em que só há uma viúva ou viúvo, sem dependentes, o valor chegará a 60%. É importante se lembrar que o valor do auxílio não pode ser menor que o salário mínimo ou maior que o teto previdenciário.

Há diversas formas de solicitar o benefício, como: pela plataforma: Meu INSS (meu.inss.gov.br ou app), pelo telefone 135 ou indo pessoalmente ao INSS.Para solicitar o auxílio na plataforma: Meu INSS, realize as instruções a seguir:

  • Entre no site meu.inss.gov.br ou baixe o app (disponível para Google Play e App Store);
  • Entre na sua conta com seu CPF e a senha;
  • No campo de pesquisa procure por “pensão”;
  • Preencha com o tipo de morte: Morte Urbana ou Morte Rural;
  • Depois confirme seus dados;
  • Em seguida anexe os documentos solicitados e pronto, o processo está finalizado. Viu só como é simples transferir benefício do INSS para viúva!

transferir benefício para conta corrente inss

Tem como passar a aposentadoria para outra pessoa?

Enquanto o beneficiário estiver vivo ele não poderá transferir sua aposentadoria para outra pessoa. Em alguns casos, quando o beneficiário for civilmente incapaz, ele poderá solicitar um representante legal. A solicitação é feita totalmente pela Internet, na plataforma Meu INSS.

Como saber onde vou receber a aposentadoria?

Ao se aposentar, você receberá uma carta de concessão do benefício. Nesse documento vai constar qual agência da Caixa Econômica Federal você deverá sacar seu primeiro benefício. Além disso, o beneficiário ganhará um cartão magnético, que poderá ser usado para saques em qualquer casa lotérica, em pontos de autoatendimento ou em agências da Caixa. Caso seja do interesse do beneficiário, ele poderá transferir seu auxílio para a conta do seu interesse.

Se você ainda tiver dúvidas de como transferir sua aposentadoria entre bancos ou agências, você pode conferir esse vídeo:

E agora que você já sabe como transferir benefício para outra agência do INSS fique por dentro das atualizações nas aposentadorias e benefícios do INSS, acompanhando o nosso site: meu.inss.gov.br. Aqui postamos diversos conteúdos para você beneficiário. Aproveite e se mantenha informado!

Compartilhar: