Skip to content

WhatsApp do INSS: Existe? É golpe? Entenda!





Descubra se realmente existe um número do WhatsApp do INSS e não caia em golpes!

O WhatsApp é hoje uma das principais formas de comunicação, principalmente no Brasil. Grande parte da população, que possui acesso à internet, faz uso do aplicativo de troca de mensagens instantâneas.

Isso faz com que muitas empresas e órgãos comecem a usar o aplicativo também para a realização de atendimentos. Afinal de contas, estar mais perto das pessoas facilita a interação.

Mas será que dá para falar com o INSS pelo WhatsApp? Ou existem apenas pessoas usando o nome do órgão para aplicar golpes? Nesse artigo você vai saber tudo a respeito do assunto. Será que o INSS tem whatsapp?




Descubra se o INSS faz uso do WhatsApp para atendimento e confira dicas preciosas para não cair em golpes e evitar fraudes.

Siga na leitura para conferir!

Existe WhatsApp do INSS?

instalar whatsapp
WhatsApp do INSS: Existe? É golpe? Entenda!

A principal dúvida que você, caro leitor que clicou para ler esse artigo, deve ter é se há atendimento INSS WhatsApp. A resposta é sim, mas o serviço ainda não foi iniciado.




O INSS passará a atender as pessoas que entrarem em contato com um número ainda a ser divulgado para a resolução de questões mais simples e esclarecimento de dúvidas.

Não há um contato direto com um atendente, pois todo serviço fará uso de chatbot, ou seja, de robôs com inteligência artificial para o envio de mensagens automáticas.

Ou seja, existe WhatsApp Meu INSS, mas além de ainda não estar disponível para atendimento ao público, ele não terá conversação com um atendente humano.

Se alguém entrar em contato com o seu número de WhatsApp afirmando ser do INSS, tome cuidado pois a chance de ser um golpe é muito grande.

WhatsApp do INSS pode ser uma novidade, entenda!





Se você queria saber qual o WhatsApp do INSS, infelizmente essa resposta ainda não pode ser dada. O órgão ainda não liberou o serviço ao público em geral, ou seja, ainda não há o número.

Veículos de imprensa já puderam fazer testes com o serviço de troca de mensagens com o INSS pelo WhatsApp. O principal objetivo será direcionar o cidadão aos serviços do aplicativo ou site Meu INSS.

Como foi dito no tópico anterior, o WhatsApp INSS usará inteligência artificial por meio do serviço de chatbot, sem assim utilizar um atendente humano para responder as mensagens.

A pessoa adicionará o telefone de contato do INSS e em seguida receberá o primeiro contato, explicando que se trata de um assistente virtual.

Serão nove opções de atendimento disponíveis no INSS atendimento WhatsApp:

  • Senha
  • Perícia médica
  • Extratos
  • Imposto de Renda
  • Benefícios e serviços
  • Exigências e documentos
  • Serviço social
  • Cálculo da Guia de Previdência Social
  • Atendimento em agências




A pessoa irá digitar o número que corresponde ao desejo de atendimento e receberá como resposta uma orientação.

Não será possível, de acordo com os testes, fazer pedidos de benefícios ou procedimentos que são exclusivos do aplicativo ou site Meu INSS ou pelo telefone de contato 135.

O principal objetivo do WhatsApp meu INSS será direcionar o cidadão ao uso do Meu INSS via site ou aplicativo e não os substituir.

Como denunciar WhatsApp do INSS falso?

Muitos criminosos têm se aproveitado do número WhatsApp INSS para aplicar golpes. Eles entram em contato como se fossem do INSS e acabam capturando dados pessoais como CPF e até cartão de crédito.

Mas é possível fazer denúncias para evitar que mais pessoas sejam enganadas. A Previdência Social dispõe de canais de Ouvidoria para que esses casos sejam denunciados.



As duas opções disponíveis para que o cidadão possa denunciar fraudes envolvendo WhatsApp INSS falso são:

  • Ouvidoria: pelo site da Previdência é possível alertar as autoridades a respeito de números de WhatsApp que estejam se passando pelo INSS. Basta registrar a ocorrência no link: https://www.inss.gov.br/ouvidoria/
  • Central 135: pelo central de atendimento do INSS, no número 135, o cidadão pode também registrar a denúncia de golpes usando o nome do INSS no WhatsApp.

Como falar com o INSS através do celular?

grupo de whatsapp INSS

O serviço de INSS telefone WhatsApp ainda não está disponível. Apesar de diversos testes terem sido realizados, o público em geral ainda não teve acesso ao número do WhatsApp.

Isso acontece devido aos ajustes necessários para que a plataforma fique pronta, bem como os robôs de inteligência artificial funcionem perfeitamente.

A expectativa é que o WhatsApp INSS fique pronto e disponível para o público ainda em 2020. Quando isso acontecer, o órgão informará em seus canais oficiais.

Enquanto isso, tenha atenção e não caia em golpes. No próximo tópico você poderá conferir dicas valiosas de como não ser enganado por golpistas usando o nome do INSS no aplicativo WhatsApp.

Como não cair em golpes do INSS no WhatsApp?

Golpes usando o WhatsApp tem sido cada vez mais comuns. Criminosos se aproveitam da grande utilização do aplicativo pela população para conseguir fraudar e tirar proveito das vulnerabilidades e falta de conhecimento de algumas pessoas.

Mas e aí, o INSS manda WhatsApp? Não! O serviço de atendimento pelo WhatsApp do INSS ainda não está disponível. Portanto ele não tem como mandar uma mensagem para o seu número de WhatsApp.

Outra questão importante é lembrar que, conforme informamos no artigo, o atendimento fará uso de robôs com inteligência artificial, ou seja, não há um atendente do outro lado.

Se chegar mensagem dizendo que é fulano de tal do INSS, saiba que é fraude.

O atendimento INSS WhatsApp, quando liberado ao público, será para esclarecimento de dúvidas e direcionamentos. Ele não irá pedir informações pessoais, senhas, cartão de crédito e muito menos para fazer compras.

Cair em golpes é algo que pode acontecer, mas estando bem informado você tem muito mais possibilidades de evitar ser vítima de ações criminosas.

Faça um comentário expressando a sua opinião e compartilhe o link do post nas redes sociais!

Quer saber mais detalhes sobre como não ser enganado sobre INSS pelo WhatsApp? Assista a esse vídeo no YouTube que mostra informações desse assunto:

Compartilhar: